Prefeito inaugura Unidade de Saúde de Alto Muniz

Barrigueira inaugura Unidade de Saúde de Alto Muniz

Os moradores da comunidade de Alto Muniz e região, interior de Nova Venécia, participaram da tão esperada solenidade que marcou a inauguração da Unidade Básica de Saúde “Francisca Teixeira”. A obra foi entregue de forma oficial na última sexta-feira, dia 29.

Participaram da solenidade o prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira, o deputado Federal, Paulo Foletto, a deputada Estadual, Raquel Lessa, os secretários municipais, André Fagundes (saúde), Pedro Gonçalves (meio ambiente), Edson Inenque (obras), os vereadores Mir de Guararema, Dejanir Dias e o presidente da Câmara, Antonio Emílio.

Também estiveram presentes os familiares do senhor Américo Alves de Oliveira (em memória), que teve seu nome homenageado na recepção da unidade. “Nosso avô foi vereador e sempre zelou por essa comunidade enquanto esteve aqui. Ele sempre pedia para que não deixássemos a comunidade acabar. Agora cabe a nós zelar por esse patrimônio que vai oferecer atendimento de qualidade à nossa comunidade”, disse o neto Marcos de Oliveira.

A nova Unidade conta com atendimento médico, enfermaria, nutricionista, curativos, distribuição de medicamentos, atendimentos ambulatoriais, entre outros, com capacidade para atender em média 30 pessoas por dia. “É com muita alegria que entregamos mais essa obra que vai otimizar e humanizar o atendimento, levando saúde e qualidade para quem mais precisa”, disse o prefeito veneciano, Lubiana Barrigueira.

A Unidade atenderá aos serviços do Programa de Saúde da Família, que tem o objetivo de desenvolver ações de prevenção, promoção e proteção à saúde do indivíduo, da família e da comunidade, prestando assistência integral no local e no domicílio de forma contínua, com resolubilidade e boa qualidade às necessidades de saúde da população, intervindo sobre os fatores de risco no qual a população está exposta.

“A inauguração de mais uma unidade de saúde em nosso município representa o compromisso da administração do prefeito Barrigueira com as comunidades. Queremos destacar o trabalho dos profissionais de saúde, pois são eles quem vão oferecer um atendimento de qualidade à população e agora terão uma estrutura adequada para desempenhar melhor o papel”, frisou o secretário de Saúde, André Fagundes.

Em especial, o novo espaço vai ampliar o acesso aos usuários, uma vez que as novas instalações são mais modernas e amplas.

Com a nova Unidade Básica de Saúde, a equipe poderá humanizar todos os atendimentos ambulatoriais e fomentar a educação em saúde, trabalhando a prevenção e promoção da saúde que é um dos principais objetivos da Atenção Primária.