Prefeitura Municipal de Nova Venécia

Laboratório Municipal de Nova Venécia recebe declaração do Programa Nacional do Controle de Qualidade

Laboratório Municipal de Nova Venécia recebe declaração do Programa Nacional do Controle de Qualidade

O Laboratório Municipal de Nova Venécia, já considerado referência entre os municípios da região, se tornou o primeiro laboratório público do norte capixaba a aderir ao Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), órgão vinculado diretamente à Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC).

O laboratório recebeu a declaração de reconhecimento na qual consta que foram avaliadas várias especialidades de exames que funcionam no local: Bioquímica Básica, Educação Continuada Básica, Hematologia II, Parasitologia, Urinálise, Hematologia Básica, Urinálise Virtual e Imunologia Básica. O PNCQ é um controle externo de qualidade da Anvisa, elemento fundamental para garantia da qualidade do laboratório clínico moderno.

Situado na Unidade Central de Saúde de Nova Venécia, “Ângelo Piassaroli”, o laboratório atende toda a rede municipal. Para isso, conta com uma equipe formada por farmacêuticos bioquímicos, técnicos de laboratório, auxiliares de laboratório, recepcionista, funcionários administrativos e servidor de limpeza. “Esses números são relativos apenas à produção interna, atendendo mais de 150 pessoas, com uma média de mil exames realizados por dia”, disse o secretário de Saúde de Nova Venécia, André Fagundes.

Atualmente os exames estão sendo agendados e realizados em até dois dias no Laboratório Municipal. O município também está implantando o sistema de prontuário eletrônico, que vai permitir que os resultados dos exames sejam acessados pela internet, das próprias unidades onde os pacientes são atendidos.

Para o prefeito do município, Lubiana Barrigueira (PSB), o reconhecimento por parte do programa é fruto do bom andamento e empenho de toda a equipe e do planejamento estratégico traçado desde seu primeiro mandato. “Quando nos tornamos prefeito pela primeira vez, vimos com a proposta de priorizar investimentos na saúde. Assim fizemos e essa declaração é mais um reconhecimento dos nossos esforços. Precisamos destacar o trabalho do corpo técnico e administrativo do laboratório e o sistema de gerenciamento. Estou muito satisfeito por esse reconhecimento e atribuo esse grande resultado a toda nossa equipe”, disse satisfeito o prefeito Barrigueira.

Investimentos

A atual administração de Nova Venécia segue priorizando investimentos na saúde. Foram 11 unidades novas entregues nos últimos cinco anos, além da Rede Cuidar Norte e o novo CAPS. As obras não param. Três unidades de saúde estão com obras em andamento no município. “Trabalhando firme estamos avançando na saúde e proporcionando mais qualidade de vida para a população”, finalizou o prefeito.