Laboratório Municipal de Nova Venécia recebe declaração do Programa Nacional do Controle de Qualidade

O Laboratório Municipal de Nova Venécia, já considerado referência entre os municípios da região, se tornou o primeiro laboratório público do norte capixaba a aderir ao Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), órgão vinculado diretamente à Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC).

O laboratório recebeu a declaração de reconhecimento na qual consta que foram avaliadas várias especialidades de exames que funcionam no local: Bioquímica Básica, Educação Continuada Básica, Hematologia II, Parasitologia, Urinálise, Hematologia Básica, Urinálise Virtual e Imunologia Básica. O PNCQ é um controle externo de qualidade da Anvisa, elemento fundamental para garantia da qualidade do laboratório clínico moderno.

Situado na Unidade Central de Saúde de Nova Venécia, “Ângelo Piassaroli”, o laboratório atende toda a rede municipal. Para isso, conta com uma equipe formada por farmacêuticos bioquímicos, técnicos de laboratório, auxiliares de laboratório, recepcionista, funcionários administrativos e servidor de limpeza. “Esses números são relativos apenas à produção interna, atendendo mais de 150 pessoas, com uma média de mil exames realizados por dia”, disse o secretário de Saúde de Nova Venécia, André Fagundes.

Atualmente os exames estão sendo agendados e realizados em até dois dias no Laboratório Municipal. O município também está implantando o sistema de prontuário eletrônico, que vai permitir que os resultados dos exames sejam acessados pela internet, das próprias unidades onde os pacientes são atendidos.

Para o prefeito do município, Lubiana Barrigueira (PSB), o reconhecimento por parte do programa é fruto do bom andamento e empenho de toda a equipe e do planejamento estratégico traçado desde seu primeiro mandato. “Quando nos tornamos prefeito pela primeira vez, vimos com a proposta de priorizar investimentos na saúde. Assim fizemos e essa declaração é mais um reconhecimento dos nossos esforços. Precisamos destacar o trabalho do corpo técnico e administrativo do laboratório e o sistema de gerenciamento. Estou muito satisfeito por esse reconhecimento e atribuo esse grande resultado a toda nossa equipe”, disse satisfeito o prefeito Barrigueira.

Investimentos

A atual administração de Nova Venécia segue priorizando investimentos na saúde. Foram 11 unidades novas entregues nos últimos cinco anos, além da Rede Cuidar Norte e o novo CAPS. As obras não param. Três unidades de saúde estão com obras em andamento no município. “Trabalhando firme estamos avançando na saúde e proporcionando mais qualidade de vida para a população”, finalizou o prefeito.