Representantes do Bandes anunciam mutirão para renegociação de dívidas de produtores

Mobilização acontece em Nova Venécia nos dias 21, 22 e 23 de agosto, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Durante reunião realizada na última quinta-feira (12), na sala de reuniões da Prefeitura de Nova Venécia, representantes do Bandes falaram sobre renegociação de dívidas dos produtores rurais. Na ocasião, estiveram presentes o prefeito Lubiana Barrigueira, os secretários de Planejamento, Edson Marquiori, e de Indústria e Comércio, Rômulo Baía, representantes do Incaper, Secretaria de Agricultura de Vila Pavão, representantes do município de Boa Esperança, cooperativas Veneza e Cooabriel, Sindicato Patronal Rural e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Venécia e Vila Pavão.

O Bandes é a primeira instituição financeira a anunciar um mutirão para realizar a renegociação de dívidas. No município de Vila Pavão a ação acontece nos dias 16 e 17 de agosto. Em Nova Venécia acontece nos dias 22, 23 e 24 de agosto, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Venécia e Vila Pavão. “O Bandes irá fazer um atendimento junto a cada produtor, verificado o contrato e a parcela para renegociação da prestação vencida. O acordo será válido para todos os contratos junto ao Bandes, tanto na área urbana, quanto rural”, disse o coordenador de Finanças da instituição, Leonardo Correia.

Anteriormente, no mês de junho, já havia sido discutido junto a várias instituições financeiras a renegociação de dívidas, propostas e taxas. Cada produtor, que possui contrato com qualquer agência bancária, deve procurar a mesma para negociar os débitos.

É preciso esclarecer que as operações de renegociação do Bandes não se limita apenas às datas do mutirão. Cada produtor pode, a qualquer momento, procurar a agência para regularização de débitos. Qualquer dúvida, o produtor também pode buscar orientações nos sindicatos e consultores de financiamento rural.

De acordo com o secretário e Planejamento de Nova Venécia, o produtor precisa se atentar para as exigências dos bancos para chegar a um acordo. “Nós vamos ajudar os agricultores intermediando junto aos bancos o que pode ser feito com as parcelas vencidas, tendo em vista que os produtores são pessoas honestas e trabalhadoras e estão preocupados com as dívidas. Muitos estão encontrando dificuldades. A crise hídrica trouxe uma série de prejuízos e a produção foi insuficiente para pagar as contas, então vamos buscar soluções para que o produtor não fique inadimplente”, finalizou Edson Marquiori.