Prefeitura Municipal de Nova Venécia

Projeto de homologação do aeroporto de Nova Venécia será apresentado na próxima terça-feira, 24

Projeto de homologação do aeroporto de Nova Venécia será apresentado na próxima terça-feira, 24

O projeto da homologação da pista do aeroporto do município de Nova Venécia está pronto. Na próxima terça-feira, dia 24, o documento será apresentado pelo prefeito Lubiana Barrigueira (PSB) e secretário de Planejamento, Edson Marquiori, durante encontro na sala de reuniões da Prefeitura de Nova Venécia. A apresentação está prevista às 15h.

Para receber o reconhecimento da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a pista vai precisar passar por reformas na área de pouso e decolagem, implantação do projeto de balizamento noturno, obras de drenagem, pátio de estacionamento para aeronaves, urbanização, paisagismo, sinalização horizontal e vertical, entre outras adequações. O projeto prevê operações diurna e noturna de aeronaves de pequeno e médio portes.

O primeiro passo, que é a elaboração do projeto, o município já fez. Para isso foi contratada uma empresa de São Paulo, especializada no assunto. “Agora, o projeto que sempre foi entrave, já não é mais o problema. O documento já foi encaminhado para a Anac onde está sendo analisado. É um projeto de valor alto, mas o retorno será imensamente maior para o município. Contratamos uma empresa referência na elaboração de projetos de aeroportos para que possamos avançar com a nossa homologação”, diz Barrigueira

O segundo passo é a execução da obra. O valor está estimado em cerca de R$ 3 milhões. O município busca parcerias junto à Anac já que o Governo Federal tem uma deficiência muito grande quando se fala em aeroportos credenciados e com isso favorece os municípios que estão à frente nessa questão, como é o caso de Nova Venécia.

Para as operações de voos serem iniciadas, a Anac precisa seguir um trâmite de análises a partir de fatores como tamanho das aeronaves e da quantidade de passageiros. De acordo com Edson Marquirori, a homologação vai permitir pousos e decolagens também de aeronaves comerciais. “Com esse pontapé inicial, duas empresas de voos comerciais já demonstraram interesse em colocar Nova Venécia na rota. A partir do momento em que o aeroporto estiver devidamente homologado, voos como para Belo Horizonte e Vitória farão escala em Nova Venécia. Isso é muito importante porque coloca o município em um patamar maior”, conclui Marquiori.

O prefeito Barrigueira tem se empenhado para conseguir executar o projeto. “Estamos buscando parcerias com a Anac e com o Governo Federal porque é uma obra de custo alto, porém muito importante para Nova Venécia. Grandes empresários de fora às vezes deixam de firmar negócios com empresas do nosso município por causa da falta da homologação do nosso aeroporto. É mais uma ação que vai impactar diretamente no desenvolvimento de Nova Venécia”, finaliza o prefeito.