Lei da Feira Livre é apresentada para agricultores

Comércio, venda, sustentabilidade, usabilidade e organização. Esses são alguns dos critérios adotados para traçar o plano de ação que vai auxiliar no fortalecimento das feiras livres de Nova Venécia.

Produtores rurais do município participaram na manhã desta segunda-feira (30) da assembleia de apresentação da Lei da Feira Livre da Agricultura Familiar dos Produtores de Nova Venécia. O encontro foi realizado na sala de reuniões do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Venécia e Vila Pavão. A ação é fruto de uma parceria entre Prefeitura, Sindicato, Incaper e produtores feirantes.

Durante o evento, foram apresentados aos produtores os critérios para cadastramento, o papel do Conselho Gestor e direitos e deveres de cada um no tocante à feira livre.

O objetivo é definir questões como padrão das barracas, delimitação de espaço de cada feirante e horários de funcionamento. O intuito é melhorar as condições de trabalho e o atendimento ao público, entre outras questões voltadas para o desenvolvimento e organização da feira, que acontece às sextas-feiras (bairro Ascensão) e aos sábados (Beira Rio).

Tudo elaborado com base na Lei Municipal e o Regimento Interno da Feira Livre da Agricultura Familiar, aprovada em novembro de 2017 pela Câmara de Vereadores de Nova Venécia.

A Secretaria de Agricultura do município fez um levantamento e chegou à conclusão de que hoje existem 107 feirantes cadastrados, sendo 76 de Nova Venécia e 31 de municípios vizinhos.