Prefeitura apresenta novos equipamentos para implantação da coleta seletiva

material_coleta_site_01      O Prefeito Municipal apresentou na manhã desta segunda-feira (23), os novos equipamentos para implantação da coleta seletiva na cidade. O encontro contou com a presença do Vice-Prefeito e Secretário municipal de Meio Ambiente, Secretário de Obras, Administração, Finanças, Ação Social, Planejamento, Chefe de Gabinete, além de vereadores, estudantes, professores, diretores escolares e convidados.

Os novos equipamentos que compõem o processo de implantação da coleta seletiva, prevista para começar a funcionar a partir do dia 03 de março. O trabalho que será iniciado pelo centro da cidade, por meio de um projeto piloto fará parte de uma mobilização da prefeitura em parceria com a Associação dos Catadores.

Campanhas educativas serão desenvolvidas na área, onde a coleta será feita porta a porta, com visitas em todas as casas.  As casas visitadas e estabelecimentos comerciais que aderirem à campanha receberão instruções, por meio de materiais educativos sobre os dias de coleta e como fazer a separação do lixo. Um caminhão para a coleta já foi adaptado e novas lixeiras adquiridas.

Nesta primeira etapa, os moradores do Centro terão que separar o lixo seco do úmido para ser recolhido. Para o inicio dos trabalhos, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano irá adotar dois sistemas simultâneos: O primeiro, por meio de ecopontos instalados em Pontos de Entrega Voluntária (PVEs), que foram mapeados, onde o próprio gerador deposita o material.

O segundo é o ‘Porta a Porta’, caso em que o lixo seco e úmido são embalados separadamente e colocados na porta das residências ou do comércio para a coleta diferenciada. O material seco será recolhido às terças, quintas e sextas-feiras, enquanto o lixo úmido, às segundas, quartas e sábados.’

O lixo seco será encaminhado ao centro de triagem e reciclagem para a classificação e enfardamento do material coletado. Já o rejeito terá como destino o aterro sanitário.