Projeto Palestra de futebol reúne pais de atletas para apresentar ações

O prefeito Barrigueira esteve no local e falou do apoio do município ao projeto

Um dia especial para atletas e pais de atletas que atuam pelas equipes do Palestra de Nova Venécia. Na última terça-feira (31), os dirigentes do projeto realizaram uma reunião para apresentar as ações desenvolvidas. O encontro aconteceu na quadra poliesportiva do bairro Rúbia e contou com as presenças do prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira, do secretário Municipal de Planejamento, Edson Marquiori, presidente da Associação de Moradores do Bairro Rúbia, Reinaldo Caliman, autoridades locais e pais de alunos.

O principal assunto foi a apresentação das aquisições feitas de materiais esportivos, provenientes de uma iniciativa do Poder Judiciário, com recursos do Fundo Especial do Conselho Nacional de Justiça. O recurso chega por intermédio também da Associação de Moradores do Bairro Rúbia, na qual o projeto Palestra é vinculado.

Foram R$ 34 mil investidos em bolas, escadas de treino, armários, materiais de treino esportivo, notebook, máquina fotográfica, data show, entre outros objetos. Além disso, foram adquiridos violões para um projeto cultural em paralelo com o projeto Palestra e material de natação, para a realização de atividades junto ao 2º Batalhão de Polícia Militar.

Na oportunidade, o professor do Ifes, Welliton de Resende Zani Carvalho, ministrou a palestra “Educando Filho Campeões para a Vida”, onde falou sobre a importância do esporte na formação de cidadãos e o papel dos pais nessa formação. “Mais do que vencer competições, precisamos ensinar os nossos filhos a superarem seus limites e desenvolverem habilidades imprescindíveis à vida em sociedade como resiliência, perseverança, auto confiança, fibra, entre outras”, disse.

Na presença de todos, o prefeito Barrigueira falou da parceria firmada junto ao município. “Nós enxergamos o esporte como um importante instrumento educacional que visa o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, fazendo com que os jovens desenvolvam competências técnicas, sociais e comunicativas essenciais para o desenvolvimento individual e social. Esse é o motivo pelo qual disponibilizamos hoje um profissional da área de educação física, que é o professor Fabrício Rangel, para auxiliar os treinamentos da equipe, além do auxílio com transporte e divulgação deste importante projeto”, elucida Barrigueira.

O idealizador e treinador, Fidel de Carvalho, enalteceu o trabalho da equipe e parceiros. “Nossa ideia é ir além do futebol com o objetivo social sendo o nosso principal foco. É uma obra fruto de várias mãos. Quero agradecer o empenho das pessoas que colaboram para que nossos objetivos sejam alcançados, pais de alunos e voluntários que são essenciais nesta causa”, finalizou o treinador.