Prefeitura Municipal de Nova Venécia

Campanha contra poliomielite e sarampo começa na próxima segunda-feira em Nova Venécia

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove entre os dias 6 e 31 de agosto a Campanha de Vacinação contra a poliomielite e sarampo. O Dia D está marcado para o sábado, 18 de agosto. O movimento é nacional, puxado pelo Ministério da Saúde.

A vacinação acontece nas unidades de saúde que possuem salas de vacina: bairros Margareth, Rúbia, São Cristóvão, Altoé, Aeroporto e no interior em Guararema, Cristalina, Cedrolândia e Patrimônio do XV, das 8h às 15h.

Crianças e adultos que necessitam colocar em dia a caderneta de vacinas também devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) neste período.

A vacina contra a poliomielite (paralisia infantil) é indicada para todas as crianças com idade entre um ano e menores de cinco anos, indiscriminadamente mesmo que já tenham sido imunizadas. Vale ressaltar que a vacina é contraindicada para gestantes.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, alerta a população em relação a notícias falsas sobre a campanha de vacinação circulando nas redes sociais com informações equivocadas.

Vacina tríplice viral

A vacina tríplice viral, que além do sarampo protege contra rubéola e caxumba, será aplicada em quem for tomar a primeira dose. Já as crianças que necessitam da segunda dose receberão a tetraviral que, além dessas doenças, imuniza também contra a catapora (varicela).