Prefeitura Municipal de Nova Venécia

15 mil embalagens de agrotóxicos são recolhidas em Nova Venécia

A “Campanha Campo Limpo” de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos chegou ao fim nesta quinta-feira (02) em Nova Venécia. O resultado foi considerado um sucesso.

O movimento é fruto de uma ação conjunta realizada pela Prefeitura de Nova Venécia - através das secretarias municipais de Meio Ambiente, Agricultura, Cultura e Turismo - Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Nova Venécia e Vila Pavão, Incaper, Idaf e Cooabriel.

Os quatro dias de campanha foram suficientes para recolher 15 mil embalagens vazias de agrotóxicos do meio rural. A ação aconteceu pelas comunidades do interior de Nova Venécia, com equipes percorrendo todas as regiões e distritos do município.

O objetivo é resguardar o meio ambiente, o solo e principalmente conscientizar o produtor rural de que é preciso fazer a destinação final de embalagens vazias de agrotóxicos da forma correta, conscientizando de que é possível diminuir o risco de contaminação das pessoas, da flora, da fauna e dos recursos hídricos.

“Estamos zelando pelo meio ambiente. Uma ação como esta deve ser vista como modelo para outras cidades. Se cada um fizer a sua parte, vamos ter êxito no final. O que não podemos é ficar de mãos atadas, esperando o outro fazer. Gostaríamos de agradecer os produtores que aderiram a nossa ideia e devolveram as embalagens, colaborando para o sucesso da campanha. Agora é preciso que cada um continue fazendo a devolução dessas embalagens da forma correta, como manda o protocolo, para que seja feita a destinação final adequada”, frisa o secretário Municipal de Meio Ambiente, Pedro Gonçalves.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Wasley Darós, falou da participação dos produtores. “Mobilizamos nossa categoria e todos compreenderam a importância da iniciativa. Quero parabenizar as pessoas e entidades que participaram da ação conosco e as equipes que atuaram no campo. Vamos seguir trabalhando com o foco na produção agrícola ambientalmente correta”, finaliza Darós.

Todo o material coletado durante a ação foi levado para uma empresa licenciada e especializada em eliminação de embalagens de agrotóxicos, no município de Linhares. O movimento é mais uma ação do Projeto Campo Vivo de fortalecimento do turismo rural de Nova Venécia e região.