Prefeitura Municipal de Nova Venécia

Cappitella: uma festa construída por várias mãos

Um exemplo de soma de esforços, contando com a participação da Associação Festa da Cappitella (Afecape), Agronova, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Prefeitura de Nova Venécia, organizações realizadoras do evento, a 2ª Cappitella promete atrair grande público com a vasta programação, que traz entre os dias 24 e 26 de agosto, diversas apresentações culturais e um cardápio variado da culinária típica italiana, na Praça Adélio Lubiana. Todos os envolvidos na organização em busca dos melhores resultados, comprometidos com o saldo final benéfico à comunidade.

O prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira, falou da importância da valorização da cultura italiana no município. “Com a realização da Cappitella, trabalhamos o resgate e valorizamos a cultura dos nossos antepassados que vieram da Itália. A colonização italiana teve papel muito importante para o desenvolvimento da nossa cidade, então nada mais justo do que trabalharmos os costumes e a tradição italiana em Nova Venécia, além de reforçar o reconhecimento e a valorização daqueles que contribuíram para o processo de formação da identidade veneciana”, descreve o prefeito.

A festa italiana terá momentos de muito sabor, num incrível cenário que remete as tradições dos colonizadores italianos de Nova Venécia. Durante a programação, haverá Aula Show com renomados chefs capixadas, inclusive a embaixadora da Gastronomia Capixaba do Espírito Santo e moradora de Nova Venécia, Cirlei Benincá. Na mesma noite, serenata italiana, comandada pelo Coral Italiano Augusto Zaché, polenta móvel e dança com o Grupo de Ballo Bambini Di Tutti i Colori de Nova Venécia.

O Carrettino Della Cappitella acontece na manhã do sábado (25), com desfile envolvendo carros enfeitados e moradores vestidos a caráter pelas ruas da cidade. Ao chegar à Praça, o público vai contar com apresentações de grupos de Santa Teresa, Vila Pavão, Aracruz, além de moda de viola.

Já no domingo (26), uma missa será celebrada em idioma italiano. Além disso, o Barquettino, que vai contar com barcos navegando pelo Rio Cricaré, será um dos principais atrativos. Apresentações culturais e show com os Tocadores de Concertina de Linhares farão o encerramento do evento.

O coordenador da festa, Otamir Carloni, destacou a importância dos envolvidos na organização do evento. “Temos um grupo de planejamento de trabalho que coordena o evento e compartilha com outras pessoas envolvidas. Nossa ideia é justamente envolver a comunidade. A Cappitella, se não tiver o abraço da comunidade e da municipalidade, não acontece. Nova Venécia é um caldeirão cultural com um diferencial de outras cidades. Nossa história foi construída por várias etnias. Todas essas precisam ser valorizadas e a cultura italiana é um desses elementos. Somos gratos a todos os envolvidos nesta causa”, frisa Carloni.

O empresário, Delson Zampirolli, também está na organização do evento. “É o resgate da nossa tradição. É um evento importante por fortalecer o nosso turismo, principalmente com a participação integral da Prefeitura, fomentando o intercâmbio entre comunidade e município, visando a melhoria do desenvolvimento cultural. A comunidade está envolvida para oferecer um evento de excelência. Nossa expectativa é muito grande e projetamos crescer ainda mais nos próximos anos”, almeja.

Durante todos os dias do evento, o público vai contar com comidas típicas como cappeletti, tagliatella, espaguete, polenta, linguiça, entre outros.

 

 

PROGRAMAÇÃO:

DIA 24 – Sexta-Feira

18h – Abertura da Praça de Alimentação – Festival

19h30 – Aula Show – Cirlei Benincá, Danilo Amaral, Rafael Barbosa e Marly Siena.

20h30 – Serenata Veneciana – concentração Praça Pedro Cadurim (próxima a Padaria Gasparini).

21h30 – Coral Da Canção Italiana Augusto Zaché.

22h - Grupo de Ballo Bambini Di Tutti i Colori de Nova Venécia.

DIA 25 – Sábado

9h – Carrettino Della Cappitella, Saída da Rua Ernesto Ayres Farias, passando pelas Rua Colatina, Avenida Vitória, Praça Jones Santos Neves, Ponte Cristiano Dias Lopes, Avenida São Mateus, chegada na Praça Adélio Lubiana.

12h – Gruppo di Ballo Nova Trento, Guarana Aracruz - Grupo de Ballo Circulo Trentino de Santa Tereza – Picollo Pavone – Vila Pavão - Bambini Di Tutti i Colori – Nova Venécia.

15h – Moda de Viola – Jadir, Joel e Junior.

20h – Grupo Cultural de Itaçu – Itaguaçu.

20h30 – Show Banda Brasitalia de Santa Tereza.

DIA 26 – Domingo

7h30 – Missa Italiana celebrada com Pe. Domenico Salvador e Coral Augusto Zaché – Matriz de São Marcos.

10h – Barquettino - Passeio de barcos e botes no Rio Cricaré.

11h30 – Grupo Di Ballo Tutti Buona Gente (Centro de Convivência do Idoso) - Grupo Cultural de Itaçu – Itaguaçu - Bambini Di Tutti i Colori – Nova Venécia.

12h – Show Tocadores de Concertina de Linhares.