Prefeitura Municipal de Nova Venécia

Plano de Ações da Bacia do rio São Mateus será debatido em Nova Venécia

Na próxima quinta-feira (30), o município de Nova Venécia sedia a Oficina de Enquadramento e Plano de Ações da Bacia Hidrográfica do Rio São Mateus. O encontro, organizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Mateus, será no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, das 9h às 17h.

Além de membros do Comitê, deverão participar pesquisadores, representantes do poder público, sociedade organizada e equipe do Instituo Jones dos Santos Neves. A abertura do evento será feita pelo presidente do Comitê e Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), Alberto Flávio Pêgo e Silva.

O estudo compreende a realização de pesquisas de campo, levantamentos de dados e análises de água, entre outros. Na ocasião, serão expostas e debatidas sobre informações preliminares, variáveis diagnosticadas no levantamento, planejamento das ações e mobilização social.

Emerson Rodrigues Machado, membro titular do Comitê, representando o Poder Público, fala da importância da participação popular no evento. “Os estudos proporcionam à sociedade melhor conhecimento da realidade atual dos rios e como a população deve contribuir com sugestões para o prosseguimento dos trabalhos indicando, por exemplo, intervenções e ações necessárias. Por isso, convidamos todos os interessados para participar”, diz.

A partir do diagnóstico, as ações são planejadas e desenvolvidas, com a participação dos 11 municípios que abrangem a bacia, com uma projeção das medidas que vão ser executadas nos próximos anos. O evento é aberto ao público.