Curso de Boas Práticas e Manipulação de Alimentos para ambulantes de Nova Venécia

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Vigilância Sanitária e Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com o Incaper, está promovendo um curso de Boas Práticas de Fabricação, Conservação e Manipulação de Alimentos, voltado para comerciantes ambulantes que trabalham com alimentos na cidade. As oficinas acontecem nesta terça (28) e quarta-feira (29), no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

A economista doméstica do Incaper de Nova Venécia, Josieli Nunes da Costa, está ministrando o conteúdo, com o objetivo de ensinar a maneira correta de manipular os produtos alimentícios, para que não haja problemas durante a comercialização.

O curso é dividido em parte teórica e prática, no qual, está sendo trabalhado desde a escolha da matéria prima, armazenamento, produção, até a comercialização dos produtos.

Os principais assuntos abordados são noções de higiene alimentar; fontes de contaminação dos alimentos; pontos críticos na preparação final dos alimentos; higiene pessoal; área apropriada para a manipulação de alimentos; instalações onde os alimentos são manipulados; equipamentos e utensílios; etapas de limpeza; requisitos para higiene na produção de alimentos: armazenamento de alimentos; leis de vigilância sanitária, entre outros.

“Nossa ideia é oferecer a esses comerciantes condições para que possam trabalhar da maneira correta, garantindo que produzam um alimento de qualidade para que seja ofertado ao público algo que não vá fazer mal à saúde de quem consome”, disse a palestrante.

A iniciativa também faz parte do planejamento do município de organizar o comércio ambulante com base na legislação vigente.