Nova Venécia terá caminhada para mobilizar contra o suicídio

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, junto com o Hospital São Marcos, vai realizar no próximo dia 4 de setembro uma caminhada de mobilização para a prevenção ao suicídio.

A concentração será às 8h na Praça Adélio Lubiana. De lá, os participantes seguirão para a ponte Cristiano Dias Lopes e farão o movimento pelas ruas do Centro de Nova Venécia. Além de servidores da Secretaria de Saúde, a caminhada vai contar com alunos de escolas do município, Multivix e pessoas ligadas à Secretaria de Ação Social.

Além de faixas e cartazes, haverá decoração com balões e laços amarelos, cor que simboliza a campanha. Também será feita panfletagem com materiais informativos com orientações sobre como lidar com uma pessoa que está com quadro depressivo, no intuito de evitar que tire a própria vida.

“Nosso objetivo é mobilizar a comunidade para a importância da valorização da vida, pois o suicídio é um problema de saúde pública que deve ser combatido. É preciso que este problema crônico de grande incidência não fique escondido. As pessoas precisam estar informadas e atentas aos sinais que são dados por aqueles com tendências suicidas”, afirma o secretário de Saúde de Nova Venécia, André Fagundes.

Considerado um problema de saúde pública no país, o suicídio está relacionado a problemas psicológicos e a fatores sociais, ambientais, culturais e genéticos. Levando em consideração o levantamento do Ministério da Saúde, que 32 brasileiros tiram a própria vida diariamente e, que muitos deles são jovens, a intenção é discutir a importância da valorização da vida com pessoas de todas as faixas etárias.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) 1,3 milhão de jovens morrem no mundo a cada ano vítimas de causas evitáveis ou tratáveis. O suicídio está em segundo lugar no ranking das causas das mortes, responsável por 7,3% delas. Acidentes de trânsito são a principal causa de mortes entre jovens no mundo, com o índice de 11,6%.