Prefeitura Municipal de Nova Venécia

Biblioteca de Nova Venécia terá oficinas sobre Elaboração de Projetos e Organização de Acervos Fotográficos

Biblioteca de Nova Venécia terá oficinas sobre Elaboração de Projetos e Organização de Acervos Fotográficos

Na ocasião, será feita entrega do patrimônio fotográfico do município

Na próxima sexta-feira (28), a Biblioteca de Nova Venécia, Dr. Eduardo Durão Cunha, vai receber o Projeto de Descrição e Acondicionamento do Acervo Fotográfico do município.

Na oportunidade, serão ofertadas duas oficinas. A primeira, que vai abordar a elaboração de projetos sociais e culturais, acontece das 8h às 12h, e será intermedia pela professora Diovani Favoretto. Desta, poderão participar até 40 pessoas, com idade mínima de 16 anos.

Em seguida, das 13h às 16h, a oficina será voltada para Organização de Acervos Fotográficos, conduzida pelo professor André Malverdes. Também estão disponíveis 40 vagas. A idade mínima é de 10 anos.

Qualquer pessoa interessada pode participar. As inscrições podem ser feitas por meio do link: https://goo.gl/forms/7sbKW5iygl1b1IBE3.

Projeto Patrimônio Fotográfico

Após as oficinas, às 16h, será feita entrega do acervo fotográfico, disponibilizado para visitação do público. O projeto Patrimônio Fotográfico de Nova Venécia tem como objetivo proporcionar maior visibilidade ao acervo iconográfico, que se encontra sob a custódia da Biblioteca Municipal de Nova Venécia, visando disponibilizar aos pesquisadores e à população em geral, com interesse na história cultural do Espírito Santo, acesso às imagens e informações do contexto fotográfico da cidade.

O acervo é composto por aproximadamente três mil imagens que retratam a história da cidade e faz referência à gestão de diversos prefeitos no período compreendido entre 1960 e 1990, como também documenta fatos relacionados a eventos, solenidades, exposições e acontecimentos relacionados à municipalidade.

A descrição e o tratamento do acervo foi realizado por uma equipe multidisciplinar com base na Norma Brasileira de Descrição Arquivística – NOBRADE. A digitalização das imagens seguiu as recomendações para Digitalização de Documentos Arquivísticos Permanentes do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ).

Quem deseja conhecer o acervo pode acessar patrimonionovavenecia.blogspot.com.