Prefeitura Municipal de Nova Venécia

Educação veneciana garante bons resultados no Ideb

Educação veneciana garante bons resultados no Ideb

Município ficou em sétimo lugar, entre as séries de 1º a 5º ano, e na quinta colocação entre o 6º e 9º ano

No final do mês de agosto foi divulgado pelo Ministério de Educação, o Índice da Educação Básica (Ideb). Criado em 2007, o índice é usado como parâmetro para medir a qualidade da educação no Brasil e estabelece uma série de políticas públicas na área. O cálculo leva em consideração o fluxo (que representa a taxa de reprovação dos alunos) e o aprendizado (a média padronizada na Prova Brasil, que avalia o aprendizado em Português e Matemática). Para a Educação Básica Pública, a análise é feita por escola, município, estado e país.

Em Nova Venécia os números apontam uma ligeira melhora na qualidade da educação nos anos iniciais do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano), atingindo a média do governo, e ficando em sétimo lugar entre as maiores notas do Ideb no Espírito Santo. Já nos anos finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano), o indicador apontou um acréscimo em relação ao ano de 2015, alcançando a quinta melhor nota do estado.

O prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira, chama a atenção para o cenário educacional no município em relação ao contexto socioeconômico. “Apesar de estarmos entre as cidades mais populosas do interior do estado, nossa renda per capta é uma das menores. Quero dizer com isso que estamos fazendo muito, com pouco. Nossos parabéns aos profissionais da educação que são os principais responsáveis por esse resultado, nos colocando entre as melhores notas conforme o Ideb”, disse o prefeito.

O secretário municipal de Educação, Arilso Teixeira, atribui tal melhoria às ações de formação continuada em parceria com o MEC e PNAIC, voltadas para os professores de alfabetização e da educação infantil. Arilso ressalta ainda que a efetivação de supervisores escolares, em 2017 e 2018, proporciona um suporte pedagógico melhor nas escolas, bem como um constante assessoramento por parte da equipe da Secretaria Municipal de Educação (Seme).

O presente pensando no futuro

Para os próximos anos, é preciso destacar a adesão do município ao Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) - junto à Sedu em 2018 e o Programa Mais alfabetização, vinculado ao MEC. “Além de termos aderido a esses importantes projetos, vamos seguir assíduos com as capacitações para as multisseriadas EMCOR’s com Escola da Terra ligada ao MEC/UFES, cursos em conjunto como resultado de diálogo, entendimento e esforços da Secretaria para o Mepes, Raceffas, Emcor e Superintendência de Nova Venécia, tudo voltado para a prática pedagógica das escolas do campo. Também há capacitações de assuntos pontuais, ofertadas no município por profissionais de diversas instituições como Ifes, Apae e Conselho Estadual de Educação. Em outros momentos, convidamos profissionais integrantes do Fórum Permanente de Educação Infantil do ES para tratar da Educação Infantil no município. Por fim, precisamos reconhecer a implantação de políticas públicas implantadas pelo prefeito Lubiana Barrigueira, como investimentos em infraestrutura das escolas da cidade e interior e aquisição de materiais pedagógicos e eletrodomésticos para as escolas, essenciais para alavancar os bons resultados”, finaliza o secretário de Educação.