Campanha de vacinação contra raiva tem resultados positivos em Nova Venécia

Vacinação continua na Unidade Central de Saúde e pelo interior

O resultado do dia ‘D’ da Campanha de Vacinação Antirrábica em Nova Venécia, realizado no último sábado (22), foi considerado um sucesso. Ao todo, 4,5 mil animais, entre cães e gatos, foram vacinados em vários pontos de vacinação instalados pelos bairros da cidade.

“Nossa proposta de atender de forma eficaz a cidade foi alcançada. Melhoramos significativamente em relação à última campanha. Mas quero lembrar que o vírus rábico é circulante e a vacinação é a única forma de quebrar a cadeia epidemiológica de transmissão, impedindo que o vírus alcance a população. No homem a raiva é fatal. A vacinação é a nossa principal estratégia para interromper a circulação do vírus e por isso pedimos que quem ainda não levou o animal para vacinar, que faça enquanto é tempo”, disse  médica veterinária da Vigilância em Saúde, Maria Guadalupe Dias.

A campanha continua até o dia 6 de novembro no setor de Vigilância em Saúde, na Unidade Central, e equipes atuando pelo interior do município, levando a vacinação para mais próximo das famílias que residem nessas localidades.

O movimento é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – setor de Vigilância em Saúde.

Para receber a dose, o animal deve ter mais de três meses de idade. Fêmeas gestantes e lactantes também podem vacinar.

A doença

A raiva é transmitida pela saliva do animal doente em contato com a pele, por mordidas, arranhões ou lambidas. Geralmente os principais sintomas é a mudança de comportamento do animal, que passa a babar muito, pode ficar muito bravo, apresentar dificuldade de engolir e paralisia das patas traseiras, além do latido diferente.