Prefeitura Municipal de Nova Venécia

Laboratório de Nova Venécia otimiza realização de exames e implanta coleta a vácuo

Laboratório de Nova Venécia otimiza realização de exames e implanta coleta a vácuo

Os serviços laboratoriais em funcionamento na Secretaria de Saúde de Nova Venécia têm atendido à altura as necessidades e demandas dos pacientes. No mês de junho foi implantado no Laboratório de Exames o Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), com o intuito de minimizar os erros analíticos no laboratório, o que permite avaliar o desempenho com a obtenção de resultados confiáveis e seguro.

Hoje, a estrutura disponibilizada conta com qualidade de ponta, garantindo aos profissionais a certeza de oferecer um trabalho de qualidade para o usuário. Em média, 150 coletas e mais de mil exames são realizados diariamente no local.

Esse aumento se deu após a Secretaria de Saúde implanta a coleta a vácuo, técnica recomendada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Trata-se de um sistema que permite a troca de vários tubos sem a necessidade de perfurar novamente o paciente. “Hoje podemos dar um atendimento bem mais prático e seguro ao paciente. Otimizamos o tempo e as funções do equipamento do laboratório e com isso estamos mantendo um padrão excelente de atendimento à comunidade”, comentou o secretário de Saúde, André Fagundes.

A iniciativa traz mais conforto para o paciente, menor risco de acidente de trabalho, volume correto de sangue coletado, entre outros benefícios.

A bioquímica e coordenadora do laboratório, Dayane Hoffman, afirmou que “além de agilidade e redução do tempo de espera dos pacientes na coleta sanguínea, há também a satisfação da equipe, que trabalha mais motivada com as melhorias”.

Benefícios

Garantia da qualidade:  a coleta a vácuo é um procedimento seguro, prático e que garante maior qualidade do material examinado, já que as propriedades do sangue são mantidas de forma estável, proporcionando resultados mais assertivos.

Conforto para o paciente: com uma única punção é possível colher vários tubos, destinados aos mais diversos exames solicitados pelo médico. Desta forma, não há necessidade de efetuar várias coletas seguidas.

Facilidade de manuseio: o tubo para este tipo de coleta possui vácuo calibrado e em capacidade proporcional ao volume de sangue informado. Isso significa que haverá certeza da quantidade de sangue coletado, com quantidade de anticoagulante proporcional, o que garante a qualidade da amostra.

Facilita coleta com acessos difíceis: crianças, pacientes em terapia medicamentosa, quimioterápicos e algumas pessoas podem apresentar acessos venosos difíceis. Na coleta a vácuo existem produtos que facilitam o processo, com diferentes calibres de agulha e tubos com volumes menores.

Segurança do profissional e do paciente: por se tratar de um sistema fechado de coleta de sangue, não há necessidade do manuseio da amostra. Isso proporciona maior segurança para o profissional e para o paciente.