Secretaria de Saúde distribui kits e ensina técnicas de escovação a alunos do CMEI Romeu Cardoso

Alunos da CMEI Romeu Cardoso, situada no bairro Bela Vista, em Nova Venécia, receberam nesta quarta-feira (17), profissionais da equipe odontológica da Secretaria Municipal de Saúde, que distribuíram 110 kits compostos por escova de dente, creme e fio dental.

Antes das entregas, as crianças aprenderam técnicas corretas de escovação para garantir a saúde bucal e assistiram uma breve apresentação sobre a importância de uma alimentação correta. As palestras foram feitas de forma bastante lúdica, com a utilização de bonecos de pelúcia e escovas gigantes. A ação também contou com a participação de estudantes de odontologia da Multivix, que ensinaram na prática, cada aluno, a maneira correta de escovação.

Esta foi a segunda escola do município a receber o projeto. De acordo com o secretário de Saúde de Nova Venécia, André Fagundes, a proposta é levar para dentro de todas as escolas, priorizando as que estão instaladas em bairros mais carentes. Ao todo, serão entregues mil kits nesta primeira etapa. “É um trabalho preventivo de promoção à saúde bucal, tendo em vista o alto número de exodontias (extração de dentes) que existe no município, com maior incidência nos bairros carentes”, disse.

Na semana passada a ação foi realizada na CMEITI Maria Caliman Lobo, no bairro Dom José Dalvit, onde foram distribuídos 280 kits.

A iniciativa faz parte do Programa Prefeito Amigo da Criança, assinado pelo prefeito Lubiana Barrigueira em 2017, numa parceria com o Governo do Estado e Fundação Abrinq. “Com mais essa ação, vamos levando qualidade de vida e conforto à nossas crianças, principalmente nos bairros onde mais precisa. É de grande importância esse trabalho preventivo com as crianças, no que condiz com a saúde bucal”, afirmou o prefeito.