Prefeitura Municipal de Nova Venécia

Programa de recuperação de estradas de Nova Venécia chega à região do Córrego São Geraldo

Programa de recuperação de estradas de Nova Venécia chega à região do Córrego São Geraldo

Continuando com um olhar diferenciado para o interior, priorizando investimentos no principal setor econômico do município - o meio rural – a Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, continua trabalhando arduamente com os serviços de manutenção e recuperação das estradas rurais.

Durante esse mês, a frota de máquinas se encontra na região do Córrego São Geraldo, comunidade de São Roque do Pip Nuck. No local, duas motoniveladoras (patrol), quatro caçambas, uma restroescavadeira, uma escavadeira hidráulica, um rolo compactador, uma pá carregadeira e um carro pipa, estão sendo utilizados na reabertura, aterro, patrolamento, construção de caixas secas, saídas de água, nivelamento, compactação do solo e cascalhamento de ladeiras.

De acordo com o prefeito Lubiana Barrigueira, o programa de recuperação de estradas do interior visa garantir estrutura adequada para que o homem do campo possa trabalhar, produzir e escoar a produção sem dificuldades. “Estamos criando boas condições para que o produtor rural, principalmente os pequenos e médios e a agricultura familiar, principais responsáveis pela maior parte da nossa produção, possam se fortalecer e permanecer com qualidade de vida no campo. Estrada boa é fundamental no meio rural. Não apenas o escoamento da produção, mas também o recebimento de insumos utilizados para produzir, o tráfego diário da população e o transporte escolar. Reconhecemos a importância do meio rural e por isso direcionamos todos os esforços necessários para auxiliar esse importante segmento da nossa sociedade", frisa.

O programa prevê a recuperação das principais vias rurais do município. Nos últimos meses, os mesmos serviços foram feitos nas estradas que ligam a sede de Nova Venécia às seguintes localidades: patrimônio do Bis, região da APA Pedra do Elefante e Córrego Alegre.

Nos trechos mais críticos das vias rurais estão sendo colocados cascalhos e realizados serviços de drenagem pluvial. Esta ação só está sendo possível graças à aquisição de máquinas feita pela atual administração municipal. “A frota é própria do município, o que nos possibilita um resultando de maior alcance e melhor qualidade. Isso se dá graças à visão empreendedora do prefeito Barrigueira que olhou para o meio rural com outros olhos. A demanda é grande, mas estamos trabalhando para minimizar as dificuldades por todos os lados”, afirma o secretário de Agricultura de Nova Venécia, Natalino Cassaro.

O propósito da Administração Municipal é dar continuidade gradativa aos serviços, com um cronograma organizado das prioridades para manter um bom padrão das vias. Nova Venécia possui mais de 8 mil quilômetros de estradas vicinais. Além das principais estradas onde a produção agrícola é escoada, estão sendo priorizadas as linhas de ônibus e transporte escolar.

Morador da região do Córrego São Geraldo, o produtor Eudison Carlos de Sá, conhecido como Beguinha, está satisfeito com os resultados. “Está ficando muito bom, um serviço de qualidade. Ficamos contentes em ver que o prefeito está olhando por nós aqui no interior. Antes era uma grande dificuldade para sairmos daqui, principalmente com carros grandes e carregados. Com essas estradas boas e ladeiras menores, tudo está mais fácil. Faça sol ou faça chuva, agora conseguimos ir e vir, independente da força da natureza. Parabéns à administração e aos servidores que estão empenhados nessa causa”, comemora o produtor.