Prefeitura Municipal de Nova Venécia

Barrigueira e empresários tratam sobre abastecimento de água e ações no Polo Empresarial

Barrigueira e empresários tratam sobre abastecimento de água e ações no Polo Empresarial

Empreendedores instalados no Polo Empresarial de Nova Venécia se reuniram na manhã desta sexta-feira (19) com o prefeito Lubiana Barrigueira e representantes da Cesan, para tratar sobre o andamento das obras que vão levar água tratada ao local.

No início do mês, a Secretaria de Obras iniciou os trabalhos de escavação e instalação da tubulação. Ao todo, são 4.300 metros de extensão para levar água ao local.

O prefeito Lubiana Barrigueira disse que investir em infraestrutura no Polo é impulsionar o desenvolvimento do município e fomentar a geração de emprego e renda. “A água tratada sempre foi a principal prioridade e agora, juntamente com a Cesan, estamos conseguindo realizar esse feito tão importante para nossos empresários. Fomentar o crescimento do Polo Empresarial é fomentar a geração de emprego e renda e a economia do município. Vamos resolver esse gargalo em curto prazo”, afirmou o prefeito.

Além do maquinário e mão de obra para execução da obra, o município está arcando também com parte da tubulação. Para levar água até o ponto mais alto, a Cesan vai instalar duas bombas de água. A execução do projeto está avaliada em mais de R$ 2 milhões.

O gestor da Divisão Centro Norte da Cesan, Mário Luiz Lodi Júnior, falou da complexidade da obra. “Não é algo simples como parece. Pessoas acham que é só abrir as valas e instalar a tubulação. Temos um ponto muito alto no Polo e para levar água até lá vamos precisar de duas bombas grandes. Além disso, vamos precisar passar a rede por locais complicados e algumas outras dificuldades. O fato é que agora estamos conseguindo executar e resolver essa questão para os empresários”, garantiu.

Após concluída, empresários que estão instalados no final do Polo Industrial I também serão beneficiados.

Enquanto a obra não é finalizada, o município segue disponibilizando carro pipa para abastecer as empresas do local. Empresário do ramo de auto elétrica, Valério Clemasco, comemorou a boa notícia. “Procuramos o Barrigueira e agora já estamos colhendo os frutos. É uma ação essencial para a gente continuar produzindo e ampliar as nossas atividades. Se a gente cresce, o município também cresce. Essa parceria entre Prefeitura e Cesan favorece todos nós”, finalizou o empresário.

Também participaram da reunião os secretários municipais Rômulo Baía (Desenvolvimento Econômico), Edson Marquiori (Planejamento), Sebastião de Sá Pereira (Obras), os vereadores Claudio do Granito, Cimar do Altoé e Zequinha Brasileiro, presidente da CDL de Nova Venécia, Célia Hoffmann, entre outras lideranças.

Assinatura de Lei concede escritura definitiva de terrenos para empresários

Ainda durante a reunião, o prefeito Barrigueira assinou a Lei, já aprovada pela Câmara de Vereadores, que concede de forma definitiva a posse da escritura dos terrenos aos empresários do Polo.

O secretário responsável pela pasta, Rômulo Baía, comentou a iniciativa. “Vai favorecer, e muito, os empreendedores. Com a escritura em mãos, eles podem fazer transações financeiras e buscar recursos junto aos bancos para investir nas próprias empresas. Além disso, gera mais segurança para o empresário que vai estar investindo naquilo que realmente é dele”, concluiu Baía.

Projeto de iluminação pronto

O projeto para levar iluminação para todo o Polo Empresarial também esteve entre os assuntos debatidos. De acordo com o secretário de Planejamento, Edson Marquiori, o município já concluiu a elaboração do projeto e o próximo passo é identificar as ruas que vão começar a receber iluminação. “Nossa próxima meta é ver quais são os locais que precisam com mais urgência de iluminação, priorizando onde há maior número de empresas. As demandas são muitas, mas com cautela vamos conseguindo atender. É essencial a iluminação, já que o local fica isolado. Vamos licitar nos próximos meses para iniciar a implantação da iluminação no local”, disse Marquiori.

Proprietário de uma empresa do ramo de madeiras, Cleverson Simonassi falou que as ações são essenciais para o bom funcionamento das empresas. “Esperamos essas conquistas por muitos anos e agora estamos comemorando. Esperamos que mais conquistas como estas cheguem para nos deixar ainda mais confiantes. Percebemos a preocupação do nosso prefeito que enxerga a importância da classe empresarial”, finalizou.