Prefeitura Municipal de Nova Venécia

Secretaria de Saúde realiza Campanha de Prevenção ao Câncer de Boca

Secretaria de Saúde realiza Campanha de Prevenção ao Câncer de Boca

Quem passou pelo Centro de Nova Venécia na manhã desta quinta-feira (25), se deparou com uma equipe formada por profissionais da Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e estudantes da Multivix do curso de odontologia, que estiveram no saguão da Prefeitura, realizando uma belíssima Campanha de Prevenção ao Câncer de Boca. A ação é alusiva ao Dia do Cirurgião Dentista.

Durante a mobilização, populares que passavam pelo local receberam panfletos informativos, ao mesmo tempo em que foram orientados sobre o câncer de boca, como descobrir a doença e os fatores de risco. Além disso, os participantes aprenderam a maneira correta de como fazer o autoexame para identificar a doença de forma precoce.

Em paralelo, três profissionais dentistas fizeram atendimentos individuais no CEO, onde realizaram o exame clínico, com o intuito de identificar possíveis lesões que possam caracterizar suspeita de câncer de boca.

De acordo com o odontólogo coordenador de Saúde Bucal de Nova Venécia, Christian Acácio Spagnol, é importante que a população fique atenta aos riscos e saiba o que deve ser evitado. “São ações simples, como o autoexame, que podemos adotar em casa para identificar a possível existência da doença de forma antecipada, o que pode ser vital com um tratamento precoce”, disse.

Ainda segundo o coordenador, entre os principais fatores de risco estão o tabagismo (fumo), álcool, vírus HPV transmitido por sexo oral e ingestão de alimentação pobre em frutas, legumes e verduras.