Secretaria de Saúde realiza Campanha de Prevenção ao Câncer de Boca

Quem passou pelo Centro de Nova Venécia na manhã desta quinta-feira (25), se deparou com uma equipe formada por profissionais da Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e estudantes da Multivix do curso de odontologia, que estiveram no saguão da Prefeitura, realizando uma belíssima Campanha de Prevenção ao Câncer de Boca. A ação é alusiva ao Dia do Cirurgião Dentista.

Durante a mobilização, populares que passavam pelo local receberam panfletos informativos, ao mesmo tempo em que foram orientados sobre o câncer de boca, como descobrir a doença e os fatores de risco. Além disso, os participantes aprenderam a maneira correta de como fazer o autoexame para identificar a doença de forma precoce.

Em paralelo, três profissionais dentistas fizeram atendimentos individuais no CEO, onde realizaram o exame clínico, com o intuito de identificar possíveis lesões que possam caracterizar suspeita de câncer de boca.

De acordo com o odontólogo coordenador de Saúde Bucal de Nova Venécia, Christian Acácio Spagnol, é importante que a população fique atenta aos riscos e saiba o que deve ser evitado. “São ações simples, como o autoexame, que podemos adotar em casa para identificar a possível existência da doença de forma antecipada, o que pode ser vital com um tratamento precoce”, disse.

Ainda segundo o coordenador, entre os principais fatores de risco estão o tabagismo (fumo), álcool, vírus HPV transmitido por sexo oral e ingestão de alimentação pobre em frutas, legumes e verduras.