Prefeitura drena água acumulada em Avenida do bairro Aeroporto

Foram instalados mais de 240 metros de cano, além de bomba e auxílio de um trator para retirar água

As chuvas dos últimos dias causaram transtornos no município de Nova Venécia, principalmente em alguns pontos do bairro Aeroporto, onde inclusive foi registrado o maior alagamento da cidade.

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Obras, criou uma estratégia para resolver o problema imediato. É que devido à chuva, uma grande lagoa foi formada na principal Avenida que corta o bairro, a Virgílio Altoé, chegando água na porta de dezenas de moradias.

Servidores municipais se empenharam durante todo o final de semana, fazendo a intervenção com a instalação de 240 metros cano de seis polegadas, ligando uma bomba acoplada a um trator para bombear toda a água para a Lagoa do Macaco que de lá vai para o rio Cricaré.

A bomba está ligada desde a tarde do último sábado (10). De acordo com o subsecretário de Obras, Edison Inenque, a água já foi praticamente toda retirada. “A maior parte alagada já esvaziamos para liberar a frente das casas aonde a água chegou. Nosso objetivo em curto prazo é minimizar os transtornos imediatos e estamos dando atenção especial a esta situação. Com essa e outras medidas que estamos tomando, seguimos diminuindo a preocupação dos moradores”, disse Inenque.

O prefeito Lubiana Barrigueira falou da situação no local. “O Aeroporto é um bairro que quando foi loteado não contou com projeto de infraestrutura, sem previsão de drenagem pluvial, esgoto e calçamento. Hoje lidamos com esse problema. O município tem os projetos elaborados, porém a execução é cara e com recursos próprios se torna inviável. Estamos incessantemente buscando parcerias com os governos Estadual e Federal para conseguirmos levar infraestrutura ao local. Hoje os loteamentos não podem ser feitos mais como antigamente. Os proprietários são responsáveis por esta questão, mas naquele período isso passou despercebido e agora precisamos arcar com as consequências. Estamos fazendo o possível para resolver de vez essa questão, mas enquanto não conseguimos, vamos priorizar ações como esta para solucionar de forma imediata”, disse o chefe do executivo.