Prefeitura Municipal de Nova Venécia

Secretaria reutiliza água de ar condicionado

ar_condicionado_acao_social_02ar_condicionado_acao_social

Em meio à crise hídrica, a Secretaria de Ação Social da Prefeitura de Nova Venécia faz seu papel para utilizar a água de maneira racional. Desde o início de fevereiro, a Secretaria utiliza a água que sai dos aparelhos de ar condicionado para usar na limpeza e irrigação de plantas da sede administrativa.

São oito aparelhos de ar condicionado acoplados a um cano que leva a água direto para um reservatório. A captação chega a 20 litros de água por dia, no período das 9h às 13h. No expediente normal, das 8h às 17h, a geração de água chegaria a 60 litros.

“A economia é visível no dia a dia. Com o reuso, economizamos água na limpeza da secretaria e em outros setores que não precisa da utilização de água potável”, disse o secretário de Ação Social.

O custo do projeto é praticamente zero. Foram utilizados canos, material para vedação e galões de água reutilizados. A ideia pode ser copiada por outros setores públicos e também, pela iniciativa privada.

A natureza já mostra sinais de esgotamento. Medidas racionais para economizar água são fundamentais. E para isso é preciso a participação de toda a sociedade. A Prefeitura de Nova Venécia faz sua parte.