Secretaria de Educação oferece capacitação para monitores do transporte escolar

Monitores do transporte escolar recebendo do Corpo de Bombeiros orientações sobre primeiros socorros

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), realizou, nos dias 13 e 14 de outubro, dois treinamentos para monitores do transporte escolar: um voltado ao atendimento em primeiros socorros, ministrado pela Segunda Companhia Bombeiro Militar de Nova Venécia (2ª Cia BM), e outro sobre noções básicas de informática com os técnicos da Seme do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM).

No Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), por dois dias, com auxílio dos Instrutores de Informática da EMEF Tito dos Santos Neves, os monitores tiveram treinamento sobre noções básicas do uso do computador, do acesso aos aplicativos de edição de textos e planilhas e a navegação na Internet. Para o técnico de informática da Seme, com a globalização, a Informática vem adquirindo cada vez mais relevância na vida das pessoas. “As ferramentas de informação e comunicação abrem um leque de oportunidades e agem possibilitando o desenvolvimento, a interação e a inclusão digital e social, em que a Informática é exigida em todas as áreas do conhecimento” pontuou.

O treinamento voltado ao atendimento em primeiros socorros, ministrado pelo Corpo de Bombeiros, aconteceu no Auditório da Seme e teve como objetivo preparar os profissionais que atuam no transporte escolar para lidarem com situações que possam ocorrer, durante o trajeto, como acidentes e traumas.

“O objetivo é que, em caso de um acidente, os monitores estejam preparados para agir com segurança antes mesmo que o Corpo de Bombeiros chegue. Esse treinamento capacita os profissionais para qualquer situação de emergência”, disse o Cabo Brandemburg, bombeiro militar.

A secretária municipal de educação destacou a importância destes treinamentos. “A inclusão digital em nossa sociedade é responsável por manter as pessoas devidamente informadas, através de uma melhor comunicação, possibilitando assim, a agilidade dos processos. A tecnologia está presente em quase tudo que fazemos. Já a decisão de oferecer um curso de primeiros socorros foi pensada para garantir uma maior segurança tanto dos estudantes quanto dos profissionais envolvidos no transporte escolar, são técnicas de emergência, que podem evitar que um acidente se torne fatal” afirmou.