O mês de novembro nas escolas da rede municipal é marcado pela culminância das atividades sobre a História e Cultura Afro-Brasileira e Africana previstas na Lei 10639/03, que inclui no currículo oficial a obrigatoriedade da presença dessa temática e que está no Currículo de Nova Venécia 2021, conforme preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A professora de Arte do CMEI Luzia Alves de Lima iniciou suas atividades por meio de uma roda de conversa a respeito das diferenças e do combate ao racismo e de uma contação da história “As cores de cada um”. A sala já estava preparada com obras de arte de artistas como Portinari e Angélica Dass, que retratam pessoas com todos os tons de pele. Com auxílio de um globo terrestre, a docente conversou com as crianças sobre a diversidade que existe no País, explicando, porque a população brasileira tem tantos tons de peles diferentes, fazendo uma demonstração com uma paleta de cores.
Após toda essa contextualização, foram realizadas as bandeirinhas, celebrando a diversidade, com intuito de levar as crianças a refletirem sobre o mundo que desejam ter para um futuro cheio de igualdade e respeito.
O maternal e o 1º período tiveram liberdade criativa para pintarem, no 2º período foi acrescentada uma lista de palavras, de acordo com seu nível de escrita, para colocarem na bandeirola. Com a conclusão dessa atividade por todos os estudantes, foi possível decorar a escola para esta data tão importante que é o Dia da Consciência Negra.
Dentro das habilidades do componente curricular Arte, desenvolveu-se a leitura de imagem e os elementos formais, orientando o olhar da criança para cada cena das obras. Dando continuidade ao Projeto, a professora levou para sala de aula a animação Bino e Fino, explorando a cultura africana com as crianças e mais atividades foram propostas para as crianças. Após a contextualização, deu-se início ao próprio percurso investigativo, em que os estudantes fizeram misturas de tintas para produzir tonalidades de pele.
A turma do Maternal II ficou responsável pela produção do Painel Coletivo: “As cores de cada um”. Houve muita mistura de cores para a comparação com os tons de pele da turma, provocando a discussão sobre as características que fazem com que cada pessoa seja singular, por fim, foi realizado o carimbo com as mãos com os tons de pele obtidos.
O Painel Coletivo do 1º período teve o tema “Mulher negra”, mostrando que todas as belezas são únicas, com a técnica mosaico, com recorte e colagem, seguida da leitura de imagem da obra realizada por eles.
Já o 2º período, com a mistura das tintas, fez a comparação das cores obtidas, explorando a variedade de tons e feições, ressaltando a diversidade. Para aprofundar a proposta e ampliar a percepção sobre o tema, as crianças reproduziram cores e formatos de olhos, bocas e cabelos variados, desenhando, recortando e fazendo colagem do cabelo com lã e contorno com pincel preto.
Assim chegou o momento em que todos puderam apreciar as obras uns dos outros, com a percepção apurada sobre as diferenças, foi o momento de mergulhar na análise das questões raciais envolvidas nos desenhos, a fim de que as crianças pudessem refletir sobre elas e fazer suas produções.
A Coordenação da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação disse que as escolas têm desenvolvido trabalhos riquíssimos durante todo o ano. “Estamos encantados com o engajamento de todas as Unidades de Ensino por realizarem com seriedade atividades que resultam em respeito mútuo. Parabenizamos o protagonismo da professora, da equipe escolar e dos alunos”.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Venécia