Nova Venécia terá Ensino Fundamental de Tempo Integral em 2022

Governador do Estado, vice-governadora e secretário estadual de Educação, acompanhados de membros do legislativo, recebem a secretária municipal de Educação de Nova Venécia, o técnico pedagógico responsável pelo PROETI na Seme, e a Equipe do Programa em 2022, a coordenadora municipal do PROETI, o especialista em gestão do PROETI, a diretora da EMEF Bairro Altoé e a superintendente regional de educação

A secretária municipal de educação participou, nesta segunda-feira, 29, da solenidade de Divulgação dos Municípios Contemplados pelo Edital do Programa Capixaba de Fomento à Implementação de Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral, promovida pelo Governo do Estado, da qual Nova Venécia faz parte entre os 42 municípios beneficiados pelo Programa, tendo como contemplada a unidade de ensino EMEF Bairro Altoé. 

Representando o prefeito de Nova Venécia e a União dos Dirigentes Municipais do Espírito Santo (Undime-ES) a secretária estava acompanhada do técnico pedagógico responsável pelo PROETI na Seme e da equipe para implantação do Programa no município em 2022 formada pela coordenadora municipal do PROETI, do especialista em gestão do PROETI e da diretora da EMEF Bairro Altoé – unidade de ensino contemplada. O evento contou a presença da vice-governadora, do secretário estadual de educação, do presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), alguns membros do legislativo, a superintendente regional de educação de Nova Venécia (SRE).  A cerimônia ocorreu às 10 da manhã, no Palácio Anchieta, em Vitória. 

Em sua fala, a secretária ressaltou a importância do PROETI para a concretização das metas do Plano Nacional de Educação. “É com satisfação que na data de hoje, com a divulgação dos municípios contemplados com o Programa de Capixaba de Fomento à Implementação de Escolas Municipais de Tempo Integral, nosso Estado dá um grande passo na conquista da meta estabelecida no Plano Nacional e instrumentalizando os municípios a cumprirem seus Planos Municipais. Em nome da UNDIME/ES, quero cumprimentar e agradecer a iniciativa do Governo do Estado”.

O Governo do Estado vai investir R$ 270 milhões no Programa Capixaba de Fomento à Implementação de Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (PROETI).  A previsão de repasse para 2022 é de R$ 55.014.000,00 para atender 89 escolas de Tempo Integral, com a oferta estimada de 18.338 vagas.

Em sua fala, o governador destacou a importância da iniciativa e de mais essa parceria com os municípios. “Não queremos deixar ninguém para trás. Avançamos bem na educação em Tempo Integral, mas vemos a dificuldade que os municípios têm. O PROETI é um programa de auxílio aos municípios que não teriam capacidade de implementar essa modalidade de ensino. Agora, com a nossa ajuda, passam a ter essa oportunidade. Além do repasse financeiro, vamos auxiliar no conteúdo, fornecendo material didático. Hoje também colaboramos com os municípios em obras de infraestrutura”, observou.

O presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), Victor Coelho, que é prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, agradeceu a iniciativa. “É uma alegria participar de mais um evento da educação, tema que sou um entusiasta. Boa parte dos recursos não chegam aos municípios. Por isso, quando vemos uma ação dessas do Governo do Estado temos que agradecer. Foram 42 municípios que aderiram, mas queremos ver todos os 78 nessa ação. A educação muda a vida das pessoas e queremos transformar a vida das pessoas”, afirmou.

A ação visa ao cumprimento da Meta 6 do Plano Nacional e Estadual de Educação, que tem o objetivo oferecer educação em Tempo Integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da Educação Básica. Além do apoio financeiro, o Governo do Estado vai compartilhar com as secretarias municipais conhecimentos e recursos técnico-pedagógicos já consolidados pela Sedu.

O foco será a melhoria da aprendizagem do estudante em nível estadual por meio das metodologias da Educação em Tempo Integral, bem como estabelecer uma estratégia conjunta de expansão dessa modalidade de ensino, desenvolvendo um modelo unificado e capixaba.

O prefeito de Nova Venécia enalteceu a parceria municípios/governo do Estado. ‘Essa colaboração técnica e financeira assegura a todos os cidadãos capixabas o aumento na qualidade de Educação almejada por cada prefeito para seus munícipes. O valor de 3 mil por aluno/ano é significativo, visto que temos uma oferta inicial de 190 vagas em Tempo Integral para os anos iniciais do ensino fundamental em 2022 e a estimativa é ampliar essa oferta para os anos finais em 2023” explicou o chefe do executivo.

Fonte:sedu.es.gov.br


Ao centro, a vice-governadora e a secretária municipal de Educação de Nova Venécia com o técnico pedagógico responsável pelo PROETI na Seme, a coordenadora municipal do PROETI, o especialista em gestão do PROETI e a diretora da EMEF Bairro Altoé

A representação do Estado no município de Nova Venécia é feita pela superintende regional de educação (SRE)