Na última segunda-feira, 27, a Secretaria Municipal de Educação (Seme), por meio de seu Departamento Pedagógico, consolidou com os supervisores escolares da rede as orientações para o Encerramento do Ano Letivo de 2021 e Planejamento Inicial do Ano Letivo de 2022.
Foram tratados assuntos como Calendário Escolar 2022, Organização Curricular 2022, orientações para o registro do resultado anual dos alunos da rede municipal de ensino no ano letivo de 2021 no Sistema de Gestão e pauta de resultados finais.
Ficou definido que, excepcionalmente, devido à pandemia da Covid19, na rede municipal, o Ano Letivo de 2021, a frequência e avaliação compreendeu um ciclo contínuo, sendo: o 1º trimestre – através da Atividade Pedagógica Não Presencial (APNP), totalmente não presencial; o 2º trimestre – através da Atividade Pedagógica Não Presencial (APNP), Modalidades Avaliativas e Plano de Intervenção Pedagógica (PIP), não presencial e presencial por revezamento; e a partir da Aplicação da Avaliação Diagnóstica foi realizado o Plano de Intervenção Pedagógica (PIP), que poderá ser considerado como um dos instrumentos avaliativos nos 2º e 3º trimestres.
A diretora do departamento pedagógico disse que é “Importante ter entendimento que a recuperação da aprendizagem não ocorrerá em poucos meses. Ela está relacionada ao que os alunos não conseguiram aprender no ensino remoto”. A Secretaria Municipal de Educação não orientou uma aprovação automática, em rede, mas sim uma análise criteriosa, feita por cada professor(a), equipe escolar e Conselho de Classe, considerando as particularidades de cada aluno.Todas as orientações dadas também se aplicam aos alunos públicos-alvos da educação especial.
Os estudantes de todos os períodos da Educação Infantil (Berçário ao 2º período) e dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental devem ser promovidos com a continuidade dos estudos em conteúdos essenciais, conforme Resolução CNE/CEB nº 7 /2010 Art.30 e Resolução CMENV Nº 01/2015 Art. 3º.
Na reunião, também foi informada a aquisição de materiais pedagógicos para o período de Fortalecimento da Aprendizagem, tempo garantido no Calendário Escolar de 2022. O material é composto de Avaliação Diagnóstica, capacitação e assessoramento pedagógico aos professores, mensurações da aprendizagem dos alunos e plataforma digital com diversas atividades para os alunos.
Para a secretária de educação, “Essa aquisição vai dinamizar o trabalho do professor que disponibilizará mais seus esforços na recuperação da aprendizagem dos estudantes. Estamos confiantes de que nos próximos meses os resultados demonstrarão um avanço significativo”.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Venécia