Secretaria de Educação realiza primeiro dia de formação continuada para profissionais e trabalhadores da educação do município

Na última quinta-feira, 03, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) promoveu o primeiro dos dois dias de formação continuada previstos em seu calendário escolar. Para os profissionais da educação, a programação foi repetida pela manhã e pela tarde para atender os dois turnos, já para os trabalhadores, foram planejados cursos com temas específicos para os setores.


De forma virtual, a secretária municipal de educação e os coordenadores das equipes transmitiram para todas as unidades de ensino orientações sobre as ações do Programa de Fortalecimento da Aprendizagem, que envolvem a elaboração do Plano de Intervenção Pedagógica (PIP) para língua portuguesa e matemática, o realinhamento do Currículo para os demais componentes e a apresentação do Currículo de Redação, componente inserido na Organização Curricular da rede em 2022.

Segundo a secretária, as ações da proposta pedagógica para 2022 vêm sendo colocadas em prática com êxito com esse primeiro dia de formação, alinhado ao calendário escolar que, por sua vez, está em consonância com a organização curricular. “A formação é uma estratégia importante no processo ensino-aprendizagem e precisava iniciar neste momento, exatamente quando se mensura os resultados das avaliações diagnósticas, com  os quais conseguimos fazer um verdadeiro raio X da educação do município”, finalizou.
Para cada etapa ofertada pelo município, a Seme organizou um cronograma a fim de atender os profissionais desse público.

Educação Infantil


Os professores de Berçário, Maternal I, Maternal ll, dos 1º e 2º períodos, os supervisores escolares e os diretores da educação infantil se reuniram, no CMEI Luzia Alves de Lima, com a coordenação da Seme e elaboraram o  Plano de Intervenção Pedagógica (PIP) e realizaram a oficina sobre o uso do livro didático, material este, inédito na rede municipal de ensino. Os professores de arte e educação física fizeram atualização do plano temático de suas respectivas áreas. 

Um estudo sobre os Direitos de Aprendizagem, preconizados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e o Desenvolvimento da Educação Infantil foi realizado pelos professores do berçário, do maternal I e do maternal II, também conduzido pela Coordenação da Educação Infantil da Seme.

Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais, Campo e Cidade

Para os profissionais do Ensino Fundamental, a Seme convidou especialistas em educação para falar sobre o material de Apoio Pedagógico do Programa de Fortalecimento da Aprendizagem (Língua Portuguesa e Matemática) a partir dos resultados da avaliação diagnóstica, que foram amplamente analisados em cada unidade de ensino. As palestras foram transmitidas pelo Google Meet para todas as unidades de ensino envolvidas na oferta dessa etapa. Os professores da EMEFTI Bairro Altoé, no vespertino, ainda tiveram uma formação presencial específica sobre o Programa Capixaba de Fomento à Implementação de escolas municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (PROETI),  ministrada por técnicos da Secretaria Estadual de Educação (Sedu), acompanhados pela coordenação do programa na Seme. 


Educação Especial


No auditório da Seme, professores da educação especial de salas comuns e de salas de recursos multifuncionais, junto à equipe de educação especial da Seme, discutiram a elaboração do Plano de Ensino Individualizado (PEI) e tiveram uma formação sobre adaptação de atividades e avaliações. Os estudos aconteceram com a participação de professores especialistas graças a uma parceria com Instituto Federal do Espírito Santo, campus Nova Venécia.

Trabalhadores da educação 


Secretários escolares e instrutores de informática receberam da equipe de inspeção e RH da Seme uma formação completa sobre expedição de documentos internos e da empresa do sistema de gestão, orientações visando melhorias no seu gerenciamento. A formação ocorreu no laboratório de informática da Faculdade Multivix.


Na 2º Cia do 2° Batalhão do Corpo de Bombeiro de Nova Venécia, aconteceu o curso de Primeiros Socorros e Atividades Práticas para monitores de transporte escolar e motoristas.


Merendeiras e auxiliares de cozinha das escolas multisseriadas  do campo se reuniram, na cozinha da EMEF Veneciano, para oficinas de preparo da alimentação escolar. Já no auditório da escola, braçais e auxiliares de limpeza estudaram sobre Direitos e deveres; Saúde e doenças ocupacionais; Acidentes de trabalho; Uso de EPIs e sua importância na segurança do trabalho e Manuseio de Produtos químicos com a técnica em segurança do trabalho da Prefeitura de Nova Venécia.

Professores de Educação Infantil em formação no CMEI Luzia Alves de Lima
Professores das Multisseriadas do Campo em formação no auditório da Seme
Professores da EMEIF Cedrolândia em formação via Google Meet
Professores de Educação Especial durante a abertura da formação
Professores do PROETI em formação

Assessoria de comunicação da Prefeitura de Nova Venécia