Rede Municipal de ensino conta com  Programa Saúde na Escola

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Nova Venécia aderiu ao Programa Saúde na Escola (PSE) de iniciativa do Ministério da Saúde. O Programa, que foi criado a partir do Decreto nº 6.286, de 05 de dezembro de 2007, visa a contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes da rede pública de ensino básico, por meio do fortalecimento de ações que integram as áreas de Saúde e Educação no enfrentamento de vulnerabilidades, na ampliação do acesso aos serviços, na melhoria da qualidade de vida e no apoio ao processo formativo dos profissionais de saúde e de educação. 

Segundo a coordenadora municipal do programa na Seme,  uma parceria instituída entre as Secretarias Municipais de Educação e Saúde possibilitou a adesão. “As ações vêm sendo desenvolvidas, nas unidades de ensino da rede pública, pelos profissionais de saúde com palestras e atividades de acordo com a idade escolar do aluno”, afirma. 

Ainda, de acordo com ela, os temas propostos são Covid-19, combate ao mosquito Aedes aegypti, promoção das práticas corporais da atividade física e do lazer, prevenção ao álcool, tabaco e outras drogas, promoção da cultura e paz, cidadania e direitos humanos, prevenção das violências e dos acidentes, identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação, prevenção e avaliação de saúde bucal, verificação da situação vacinal,  promoção da segurança alimentar e nutricional, prevenção da saúde auditiva, prevenção de ISTs/AIDS, promoção da saúde ocular, entre outros. 

“O alinhamento entre as redes de educação e saúde é imprescindível para a segurança sanitária dos estudantes e dos profissionais da educação e para uma melhor organização de fluxo rápido, caso sejam identificados alguns casos que exijam providências”, disse a secretária municipal de educação.  

A rede municipal de ensino de Nova Venécia conta hoje com quase 7.200 alunos matriculados.



Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Venécia