A Secretaria Municipal de Educação (Seme) promoveu, na terça-feira (19), a segunda formação para diretores e supervisores escolares do ensino fundamental anos iniciais do Programa Educar pra Valer (EpV). O encontro aconteceu no formato virtual, pela manhã e à tarde, para atender os profissionais dos dois turnos de trabalho.
A abertura da formação foi feita pela assessora pedagógica da Seme que estava reunida com a equipe no auditório da Secretaria Municipal de Educação e conduzida pela especialista em gestão pedagógica do Programa Educar pra Valer via plataforma Zoom com os demais participantes.
Na pauta, a Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar, documento aprovado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), em maio de 2021, que define as dez competências gerais do gestor escolar e se desdobram em 17 competências específicas de quatro dimensões: político-institucional, pedagógica, administrativo-financeira, e pessoal e relacional. Segundo os estudos feitos pelo Programa Educar pra Valer, a Matriz fortalece a rotina das escolas eficazes.
Os Indicadores da Educação Básica (Ideb) : avaliação de desempenho (aprovação, abandono, proficiência) e analfabetismo escolar, processos de avaliação, análise de resultados e o planejamento pedagógico também foram temas abordados durante a capacitação.
Um momento específico da formação denominado “Fiz e Recomendo” foi reservado para que diretores escolares e supervisores partilhassem experiências exitosas vivenciadas pelas unidades de ensino a fim de diminuir a infrequência dos estudantes e posteriormente se transformarem num portfólio.
“Os diretores e supervisores escolares aprenderam a analisar os resultados das avaliações internas e externas e como realizar as intervenções pedagógicas com foco nas dificuldades de aprendizagem dos alunos”, disse a coordenadora do ensino fundamental anos iniciais da Seme.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Venécia