A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), participou do XVI Fórum Estadual da União de Dirigente Municipais de Educação do Espírito Santo (Undime/ES), que aconteceu na cidade de Guarapari, nos dias 1 e 2 deste mês. Representam o município no encontro, que trata da “Educação Pública no contexto Político e Pedagógico”, a secretária municipal de educação, e técnicos da Seme responsáveis pelas temáticas tratadas no Fórum: a assessora pedagógica, uma técnica pedagógica, a coordenadora da Educação do Campo e a da Educação Especial e a responsável pela Inspeção Escolar.
A secretária municipal de educação de Nova Venécia faz parte da diretoria da Undime, na qual exerce o cargo de secretária de articulação, por isso, nos dois dias, colaborou para a condução dos trabalhos da instituição com mediações e contribuições nos debates.
No dia 1º, foram tratados em palestras temas como “O Desenvolvimento de competências Socioemocionais na escola” e “Como o ambiente pode contribuir na aprendizagem escolar”. Nova Venécia, nos momentos abertos à interação, compartilhou as ações que o município vem desenvolvendo para superar as dificuldades trazidas pela pandemia e os desafios já existentes ao assumir a gestão da educação.
O dia foi encerrado com a mesa redonda “Educação Especial e os desafios em sala de aula”, na qual a secretária municipal de Nova Venécia deixou sua contribuição compartilhando a experiência do município ao formar comissões para a construção das Diretrizes Operacionais da Educação Especial. A ação foi muito elogiada por todos, inclusive pela própria palestrante, “A sugestão das Diretrizes é uma iniciativa importante para garantir a efetividade da oferta da Educação Especial”, afirmou a especialista.
O foco do segundo dia de trabalhos do Fórum foi a “A Educação e a Tecnologia: Cultura Digital na Escola!” e, novamente, Nova Venécia se destacou no debate por ser um dos municípios que já implantou o Sistema de Gestão e incluiu em sua Proposta Pedagógica uma plataforma para acompanhar, periodicamente, os resultados das estratégias de recuperação da aprendizagem.
Durante a apresentação do tema “Entendendo os métodos avaliativos e os benefícios para Educação de qualidade”, a assessora pedagógica da Seme explicou a execução da Proposta Pedagógica, que inclui formação de professores, material pedagógico complementar, avaliações quinzenais mensuradas por meio da Plataforma, a elaboração, após os resultados, do Plano de Intervenção Pedagógica (PIP), um instrumento criado pela Seme para garantir aos profissionais o realinhamento do Currículo, Conselho de Classe Pedagógico, conforme vão sendo detectadas as habilidades a serem retomadas, além da realização do Assessoramento Pedagógico e do Conselho de Classe Pedagógico.
A outra parte do dia foi dedicada a temas sobre “Como os professores e funcionários podem ter saúde física e emocional pós-pandemia” e “O novo FUNDEB e as formas de complementação (VAAF. VAAT e VAAR)”, referentes, respectivamente, ao Valor Aluno Ano Valor Anual Total por Aluno, Valor Anual por Aluno ou Equidade, já a mesa redonda da tarde tratou dos “Desafios da Educação do Campo”.
A secretária de educação, enalteceu o empenho do prefeito em tudo que diz respeito à educação. “Temos total apoio do nosso prefeito na gestão da educação. Não teríamos alcançado tanto, em tão pouco tempo, sem esforço incondicional dele. Outro fator que tem garantido nosso avanço é o trabalho incansável da equipe da Secretaria, sempre muito empenhada na condução das demandas, e das equipes das escolas, onde realmente a educação avança, na sala de aula, na mãos dos bons e competentes profissionais que temos, por todos esses fatores, Nova Venécia foi muito elogiada durante o Fórum, comprovando que estamos no caminho certo” frisou a gestora.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Venécia