A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), promoveu a IV Formação de Gestores pelo programa Educar pra Valer. Técnicos da Seme, diretores e supervisores escolares, na última terça-feira, 21, estiveram estudando sobre os processos e tipos de avaliações.
Pela manhã e à tarde, a secretária municipal de educação fez a abertura da capacitação, que procurou atender os profissionais nos seus turnos de trabalho e ocorreu de forma on-line pela plataforma Zoom. A formação teve como metodologia a análise de textos por meio do Google Sala de Aula (Classroom), em que os participantes são distribuídos em grupos menores para aprofundamento dos temas, que posteriormente são consolidados no grupo geral.
“Não podemos perder de vista nosso objetivo maior: alfabetizar todas as crianças na idade certa. Para que todo estudante tenha seu itinerário formativo garantido, não é necessário inventar algo mirabolante, é preciso fazer o certo da melhor forma possível” afirmou a gestora da educação municipal.
Questões referentes à gestão por meio da avaliação de processos e os seus resultados, indicadores de aprendizagem e estratégias de melhoria fizeram parte das temáticas debatidas pelos participantes. Dentro do assunto avaliação de aprendizagem, temas sobre como integrar as avaliações de rotina às externas, o currículo e as Matrizes de Referência, a análise de resultados (Ideb, Prova Brasil, prova estadual, prova municipal), os protocolos para a construção e aplicação de boas práticas avaliativas foram amplamente estudados.
Com foco nas atribuições do supervisor escolar, os dados de desempenho e fluxo da escola na orientação e planejamento pedagógico em colaboração com os demais agentes escolares, em particular o corpo docente, geraram grande interação entre os profissionais, visto que o cargo tem um papel de liderança e traz para si grande responsabilidade no sucesso do processo educacional.
A especialista da Consultoria Educacional Lyceum, que conduziu os trabalhos da formação, enfatizou a importância de empoderar os professores, para, a partir dos resultados das avaliações, planejarem as melhores intervenções pedagógicas. “O melhor cenário para a aprendizagem é o cenário da parceria”, pontuou.
A articuladora do programa Alfabetização Aqui é pra Valer em Nova Venécia, falou da importância da implantação da cultura de avaliação na rede. “É impossível imaginar a tomada de quaisquer que sejam as decisões sobre as demandas educacionais sem ter por base um momento avaliativo. Do planejamento à intervenção, é preciso avaliar”, reforçou.
Ascom | PMNV