A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), na tarde da última quinta-feira (14), recebeu especialistas da Editora Brasil Cultural, que conduziram uma formação com a equipe pedagógica da Seme sobre estratégias de como consolidar habilidades ainda não aprendidas, por meio do material didático, adquirido pelo município para programa de Fortalecimento da Aprendizagem. Estiveram presentes também a supervisora escolar e a professora de língua portuguesa da EMEIEF Francisco Secchim.
Durante a formação, que teve foco na área de linguagem, especificamente em língua portuguesa, a formadora apresentou diversas estratégias de como tornar o ensino mais dinâmico por meio do material,até chegar à fase em que o aluno é avaliado, e como toda essa trajetória pode ser mais prazerosa.
“Quando o professor compreende que o material é um aliado do seu planejamento, ele percebe o quanto as mensurações podem agregar à sua rotina de sala de aula”, afirmou a especialista em Letras, que esteve pela primeira vez, presencialmente, no município, mas é ela quem conduz as formações semanais do Programa para todos os professores da rede, virtualmente, momento em que os profissionais participam de salas de aulas do Classroom, onde têm acesso a diversos recursos didáticos disponíveis para incrementar suas práticas.
Segundo a diretora do Departamento Pedagógico, a formadora adiantou para equipe Seme o formato de capacitação que a Editora promove. “Nós temos esse contato toda semana com essa equipe incrível da Brasil Cultural, mas esta oportunidade presencial contribuiu para a definição dos temas a serem abordados na formação, que temos planejada para setembro com os professores. O encontro de hoje também trouxe estratégias a serem compartilhadas nos momentos do Assessoramento Pedagógico, em que orientamos os supervisores e professores no desenvolvimento das competências e habilidades dos estudantes em Matemática e Língua Portuguesa” explicou a pedagoga.
O programa, lançado em 07 de março de 2022, conta com uma plataforma para a inserção de dados sobre as atividades realizadas pelos alunos, na qual os professores podem fazer a mensuração dos resultados da evolução do desempenho dos estudantes na frequência semanal, quinzenal e mensal. Na ocasião também foram adquiridos materiais didáticos específicos, de 1º ao 9° ano, para esse reforço no desempenho escolar. Todas as 58 unidades escolares que fazem parte da educação municipal receberam os kits para todos os alunos.
Ascom | PMNV