A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), nessa segunda-feira, 18, deu início a VI Formação Continuada em Serviço para trabalhadores e profissionais da rede municipal de ensino.
Para abrir o ciclo de formações, os cuidadores e coordenadores escolares estiveram reunidos no auditório da Seme, onde receberam a capacitação em primeiros socorros, realizada por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
A enfermeira e o médico socorrista, responsáveis por abordar o tema, detalharam quais as ações devem ser tomadas mediante casos de engasgo e/ou asfixia, queimaduras, intoxicação, escoriações, fratura, hemorragia, desmaio, convulsão, ataque por animal peçonhento, choque elétrico e cuidados no lar (como evitar os acidentes domésticos mais comuns).
Os profissionais de saúde simularam atendimentos utilizando-se de uma boneca para demonstrar aos participantes como devem ocorrer, na prática, os primeiros socorros a crianças em situações de risco.
Uma das cuidadoras garantiu que a formação acrescentou muito em seu dia a dia profissional. “Aprender essas técnicas nos traz mais segurança para lidar com alguma emergência, que possa acontecer não só com as crianças na escola, mas com qualquer pessoa a nossa volta, até um familiar. Foi um dia muito válido”, disse a trabalhadora. Já outra cursista classificou a manhã de estudos como “a melhor de todos os tempos”.
Coordenadora da Estratégia de Saúde da Família José Ferreira Machado, em Cedrolância, a enfermeira socorrista afirmou ter ficado honrada em participar do momento de formação na Seme. “A informação leva conhecimento, vai quebrando tabus e mobilizando a população para que seja disseminada a melhoria da qualidade de vida, ofertando a promoção da saúde. Que possamos conscientizar a população sempre buscar o conhecimento em fontes seguras, para que haja o aprendizado correto das práticas“, garantiu a profissional.
Simultaneamente, ocorreu também, em outro auditório da Secretaria Municipal de Educação, a formação para vigias e trabalhadores do Setor de Serviços Gerais da Seme. O tema “Atribuições inerentes ao cargo e Legislação Trabalhista” foi ministrado pelo mestre em direito, o advogado Luis Eduardo Salomão.
O especialista esclareceu muitas dúvidas trazidas pelos trabalhadores, a maioria delas relacionadas à carga horária e a que atividade pode-se configurar como um desvio de função. Segundo um vigia, “É muito bom a gente estudar nossos direitos e nossas obrigações”.
Salomão disse que ficou grato pela oportunidade de dividir momentos de conhecimento com a Secretaria Municipal de Educação de Nova Venécia. “Nesse projeto de formação para trabalhadores, dividimos momentos de conhecimentos, esclarecemos dúvidas acerca da legislação pertinente aos servidores públicos, principalmente no tocante a seus direitos e deveres”, pontuou o advogado.
O VI ciclo de formação continua nos dias 19, 21, 25 e 26 de julho, período em que a Seme planejou momentos de estudos para todas as áreas.
Ascom | PMNV