A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), realizou o terceiro dia de capacitações da VI Formação Continuada em Serviço. Nessa quinta-feira (21), secretários escolares e braçais (merendeiras e auxiliares de cozinha e limpeza) estudaram sobre saúde mental e qualidade de vida, estes últimos passaram ainda por outro curso: primeiros socorros. Os encontros aconteceram no auditório da Seme.
A secretária municipal de educação fez a abertura da capacitação falando da importância dos trabalhadores para o desenvolvimento da educação. “Proporcionar formação para todos é contribuir para valorização profissional. Ofertar a oportunidade de crescimento, no ambiente de trabalho e no desenvolvimento das atividades escolares, nas relações interpessoais, se faz necessário para que os objetivos sejam alcançados de forma humanizada” pontuou a gestora.
A Seme planejou a abordagem do tema “Saúde mental e qualidade de vida” a fim de amenizar os impactos à saúde, em virtude da pandemia de COVID-19, como casos de ansiedade e depressão, para isso contou com a presença de uma psicóloga para tratar do assunto.
A psicóloga explicou que a perda da capacidade de sentir prazer nas atividades que realiza, tanto no trabalho como no lazer, é uma das consequências que mais tem acometido os trabalhadores e se faz necessário um tratamento médico o mais rápido possível. A especialista apresentou os tipos de depressão existentes e os fatores que desencadeiam a ansiedade na vida diária de todos. “É comum as pessoas confundirem saúde mental com algum transtorno, mas saúde mental é aquele estado de bem-estar, em que é possível apreciar a vida, trabalhar e contribuir para o bem social de uma forma benéfica, conseguindo administrar as próprias emoções” concluiu ela.
Para merendeiras, auxiliares de cozinha e limpeza, a Seme ofertou ainda a capacitação com uma enfermeira e um médico socorrista sobre primeiros socorros, na qual eles detalharam sobre quais as ações devem ser tomadas mediante casos de engasgo e/ou asfixia, queimaduras, intoxicação, escoriações, fratura, hemorragia, desmaio, convulsão, ataque por animal peçonhento, choque elétrico e cuidados no lar (como evitar os acidentes domésticos mais comuns). Os profissionais de saúde demonstraram como devem ocorrer, na prática, os primeiros socorros a crianças em situações de risco.
Na ocasião, foi demonstrada a forma de utilização do Equipamento de Proteção Individual (EPI) para segurança dos trabalhadores. Entre 2021 e 2022, a Secretaria Municipal de Educação já investiu R$ 49.396,00 na aquisição desses itens para toda rede, que estão sendo distribuídos às unidades de ensino, conforme cronograma elaborado pela responsável pelo Almoxarifado da Seme. Serão entregues luvas, toucas, botas e aventais adequados à limpeza e à preparação de alimentos.
31 secretários escolares e 55 merendeiras, auxiliares de cozinha e limpeza participaram da formação acompanhados dos técnicos da Seme.
Ascom | PMNV