A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme) e das unidades de ensino do campo e da cidade, promoveu homenagens, nesta sexta-feira (16), ao Hino de Nova Venécia, dia em que se comemora 30 anos de seu lançamento.
De acordo com o autor, o militar Marcelo de Macedo Paiva, a composição Pérola do Norte nasceu através de uma publicação divulgada na imprensa sobre um concurso para escolha do hino veneciano.
“Foi em 1992, me inscrevi, mergulhei na história do município, procurei incluir todos os povos que ajudaram na construção da cidade, e no dia 16 de dezembro do mesmo ano, o então prefeito Walter De Prá, através do Decreto Municipal 1778/92, instituiu a canção como o Hino Oficial de Nova Venécia”, relatou Macedo.
Segundo ele, os arranjos foram feitos pelo hoje astro internacional da música gospel, Anderson Freire. A gravação da música teve a colaboração do maestro da Banda da Polícia Militar do Espírito Santo, Luiz Wanderley Rocha, com participação dos músicos da própria banda. Pelas mãos da cunhada do autor, Lívia Coppo, responsável pela inscrição da letra no concurso, a fita k7 vinda do município de Muqui, cidade natal do compositor, encantou os jurados e a conquista veio.
“Pérola do Norte foi executado pela primeira vez em Nova Venécia, no dia 29 de dezembro de 1992, pela Lira Municipal Mateus Toscano, na inauguração da Praça do Granito, hoje Adélio Lubiana, e também no cinquentenário da cidade, em 2004, vez em que o Coral da Escola Dr. Adalton Santos o entoou a plenos pulmões na Avenida Vitória” disse emocionado o autor.
Todas as unidades de ensino, nesse dia histórico, cantaram lindamente o Hino, prática que já é executada nas escolas. Campo e cidade, em posição de respeito, entoaram a canção. Ao som do saxofone, do violão e do teclado, uma minibanda foi formada na EMEF Veneciano para o momento. Já na EMEIEF Francisco Secchin, as professoras desenvolveram atividades relacionadas ao tema, levando os alunos a criar desenhos de parte da letra que compõe a música.
“Toda essa mobilização é de extrema importância, pois o Hino retrata nossa história. Todo nosso carinho e gratidão ao autor. Quero parabenizá-lo pela grandeza na composição de cada palavra descrita na música”, disse a secretária Municipal de Educação.
Sobre o autor:
Marcelo de Macedo Paiva nasceu em 28 de agosto de 1950, no município de Muqui, estado do Espírito Santo. Filho de José Paiva e Anna de Macedo Paiva, Marcelo é irmão de Marcos de Macedo Paiva, Coronel aposentado pela Polícia Mílitar do Espírito Santo e Márcio de Macedo Paiva, funcionário de carreira do Banco do Brasil, também aposentado.
Casado com Regina Celia Coppo Paiva, veneciana de nascimento, teve dois filhos, Áurea Paiva (In memoriam) e Heleno Paiva, este, pai de Guilherme Nascimento Paiva, neto do compositor.
Paiva ingressou na Polícia Militar em 1970, quando fez o curso de oficial na Academia do Barro Branco, no estado de São Paulo, cuja conclusão ocorreu em 1972.
Em 1975, Marcelo de Macedo Paiva trabalhou no 2º Batalhão da Polícia Militar de Nova Venécia como Primeiro Tenente e, no ano seguinte, foi remanejado para prestar serviços na corporação da Capital do Estado.
Retornou ao município veneciano em 1989. Em 1991, o agora Capitão da Polícia Militar passou a exercer função no governo do Estado do Espírito Santo, durante a gestão Albuíno Azeredo.
Confira agora as homenagens dos alunos aos 30 anos do Hino de Nova Venécia. Acesse também o Instagram da Secretaria Municipal de Educação @educacaonv (https://instagram.com/educacaonv?igshid=YmMyMTA2M2Y=), lá você poderá conferir vídeos dos alunos cantando a canção Pérola do Norte.
Ascom | PMNV