A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), foi representada por professores e por uma técnica pedagógica na cerimônia de encerramento do Programa Agrinho 2022, no Sesc Santa Cruz, em Aracruz, nesta terça-feira (20).
Nova Venécia chegou à classificação final com trabalhos de 4 alunos, sendo eles da EMEIEF Santa Rosa da Cachoeirinha, EMCOR Santa Helena e EMEF Veneciano, esta última com 2 trabalhos finalistas.
Todos eles foram premiados e ganharam uma bicicleta cada. O aluno do 4º ano da EMEIF Santa Rosa Cachoeirinha, Iranildo Vieira Machado, que trabalhou o tema, plantando árvores, sob a orientação da professora Neide Ferreira Campos Targa, garantiu o 5º lugar, Matheus Grillo Marré, da EMCOR Santa Helena, ficou em 8º lugar na categoria 9º ano, com o tema Saber e Atuar para melhorar o mundo, professora Leila de Souza Moreira. As alunas premiadas da EMEF Veneciano são Caroliny Pinheiro Oliveira, que ficou em 5º lugar na categoria 7º ano, com o tema “Consumindo menos, vivendo mais”, tendo como professor o Daniel Augusto Bolsanelo, e a aluna Raquel da Silva Wagmaker, classificada em 9º lugar, na categoria 8º ano, com o tema Sustentabilidade Ambiental e Ecológica, sob a orientação da professora Graziela Martins de Almeida.
Os ganhadores não puderam estar presencialmente no evento devido as fortes chuvas que ocorreram na região nos últimos dias. “Vamos fazer uma cerimônia simbólica aqui na Seme para valorizar estes alunos e professores. Uma alegria saber que o processo ensino-aprendizagem está gerando frutos. Parabéns a todos os envolvidos”, comemorou a secretária Municipal de Educação.
Em sua 16º edição, o Programa teve como tema norteador “Alimentar o mundo, com saúde e sustentabilidade”. De responsabilidade social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-ES) em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (FAES), com as secretarias municipais de educação e os sindicatos rurais patronais, o Programa tem como objetivo contribuir com a formação das novas gerações, desenvolvendo ações educativas para despertar e desenvolver a consciência de cidadania.
As unidades municipais de ensino concorreram à premiação com mais de 56 municípios do estado e 580 trabalhos inscritos, um total de 650 escolas participantes. Os concursos são dirigidos a alunos regularmente matriculados em instituições de ensino fundamental com idade entre 04 e 16 anos, a professores e a profissionais das secretarias de educação.
“O Programa prioriza a criança e o adolescente, transformando-os, pela educação, em agentes de melhoria das condições sociais e econômicas da família e da comunidade onde vivem” disse a coordenadora Municipal do Programa Agrinho.
O prefeito não conteve a emoção e também comemorou os resultados. “Uma notícia maravilhosa, nossa educação sendo destaque mais uma vez. Isso tudo é resultado do trabalho e empenho diário dos estudantes e de toda a equipe da rede municipal de ensino”, finalizou.
Ascom | PMNV