Sobral-CE faz visita técnica pedagógica a escolas de alfabetização da rede municipal

Sala de alfabetização, na EMEIEFTI Bairro Altoé, durante Assessoramento Pedagógico

A Prefeitura de Nova Venécia, nos dias 21 e 22, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), recebeu a coordenadora Assistente do programa Educar pra Valer para uma agenda de Assessoramento Pedagógico.

Na manhã do dia 21, a devolutiva das avaliações de 2022 e da avaliação diagnóstica inicial de 2023 foram as pautas na EMEFTI Bairro Altoé, que integra o programa municipal Alfabetização Aqui é pra Valer, onde a coordenadora esteve in loco, acompanhada da coordenação do Ensino Fundamental Anos Iniciais, dialogando com professores, estudantes e equipe da escola.

Na tarde do mesmo dia, os técnicos pedagógicos da Seme, representantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais, da Educação do Campo, e da Educação em Tempo Integral, estiveram reunidos com a coordenadora Assistente do programa Educar pra Valer para a devolutiva de visita à escola e para a revisão do Plano de Ação da execução do programa no município, com foco no Plano de Ação das Escolas.

A secretária Municipal de Educação teve uma agenda específica para tratar do monitoramento dos resultados da alfabetização com a coordenadora Assistente que acompanha o Alfabetização Aqui é pra Valer, uma das ações do programa de Fortalecimento da Educação implementado pelo município de Nova Venécia em 2022.

Educar pra Valer

A secretária Municipal de Educação, ainda em 2021, já mantinha contato com a ONG Espírito Santo em Ação, que desenvolve um acompanhamento de projetos educacionais no Estado e, na ocasião, apresentou o Programa Educar pra Valer (EpV) ao prefeito de Nova Venécia, que participou do Edital  e de uma entrevista, com critérios rigorosos de seleção, e teve a adesão ao programa aprovada.

O trabalho é realizado em 11 estados e 50 municípios do país, 5 no Espírito Santo: Vitória, Vila Velha, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares e Nova Venécia. Instituído pela Associação Bem Comum, em parceria com a Fundação Lemann, o programa Educar pra Valer (EpV) tem como propósito prestar assessoria técnica gratuita aos municípios partícipes para apoiá-los na implementação de boas práticas de gestão, tendo por base as evidências e os bons resultados alcançados no município de Sobral e no Programa Alfabetização na Idade Certa no Ceará. 

O programa trabalha de forma conjunta com o município tendo por objetivo melhorar o rendimento e desempenho dos alunos ao longo de quatro anos.
Coordenadora Assistente durante a devolutiva das avaliações de 2022 e da avaliação diagnóstica inicial de 2023



A secretária Municipal de Educação, a coordenadora Assistente do programa Educar pra Valer e a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais, em reunião para alinhamento de ações


Assessoramento Pedagógico em  sala de alfabetização da EMEIEFTI Bairro Altoé

Ascom | PMNV