A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme) e Secretaria de Saúde, nesta quinta-feira (30), se reuniu com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para apresentação e capacitação sobre a plataforma da estratégia Busca Ativa Escolar. O encontro foi realizado no auditório da Seme, pela manhã para os agentes que atendem o campo, e à tarde, a cidade.
A secretária Municipal de Educação e a coordenadora da Busca Ativa Escolar no município de Nova Venécia conduziram o momento formativo. A parceria com a Secretaria Municipal de Saúde por meio das atribuições dos agentes comunitários se faz essencialmente importante, uma vez que esses profissionais são os responsáveis pela primeira etapa do processo: a criação do alerta, que identifica a criança ou o adolescente que está fora da escola e o motivo pelo qual isso está acontecendo.
Secretária Municipal de Educação, Coordenadora da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Subsecretário de Saúde e Coordenadora Operacional da Busca Ativa, fazendo a abertura da formação
Secretária Municipal de Educação conduzindo a capacitação
Segundo a coordenadora, quando o agente comunitário de saúde faz o alerta, dá início a todas as outras etapas dentro e fora da Plataforma. “Essas etapas devem culminar com a (re)matrícula e acompanhamento do aluno por um ano, para garantir que sua situação educacional esteja consolidada. A partir disso, se torna possível mapear os motivos da exclusão/evasão escolar e, então, implementar políticas coordenadas de forma intersetorial para evitar que os casos se repitam”, explica.
Agentes Comunitários de Saúde da Sede
BUSCA ATIVA ESCOLAR
O Plano Nacional de Educação (2014-2024) determinou que os municípios promovessem a Busca Ativa para que crianças e adolescentes tenham seu direito à Educação garantido, para isso é necessário o engajamento da população e uma articulação intersetorial para a execução da estratégia Busca Ativa Escolar, que se trata de uma ferramenta tecnológica e uma metodologia social gratuitas que permitem ao poder público identificar crianças e adolescentes fora da escola e acionar diferentes áreas para garantir que consigam se matricular e frequentar as aulas.
Cada profissional envolvido(a) na estratégia desempenha um importante papel para a identificação de crianças e de adolescentes fora da escola, etapa fundamental para o enfrentamento à evasão escolar.
Por isso, é fundamental: O diálogo com as famílias, o envolvimento da escola, a escuta dos estudantes e a atuação dos(as) profissionais da Busca Ativa Escolar.