A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), na última terça-feira (13), com a condução do professor de educação física da rede, Wilian Dias Cardoso, ofertou mais uma formação com os professores de educação física da rede. A Cultura Afro-brasileira na educação, com ênfase na Lei 10.639/2003, foi a temática da vez.
Reunidos no auditório da Seme, no turno matutino e vespertino, técnicos da Seme, formador e professores uniram teoria e prática ao estudarem os fundamentos da história da capoeira ao uso dos instrumentos próprios desse esporte.
Considerada uma brincadeira, que mais tarde tornou-se uma estratégia de defesa contra os maus-tratos sofridos pelo povo negro, a capoeira já foi até proibida no Brasil. Mas, durante a formação, os cursistas puderam conhecer a biografia de alguns dos grandes mestres responsáveis por não deixá-la desaparecer, conquistando o status de esporte somente no século XX.
Wilian, que também é instrutor e representante do grupo Oficina da Capoeira, jogou capoeira numa apresentação para os colegas professores que posteriormente também entraram na roda. Os professores de educação física tocaram os instrumentos, aprenderam a ginga e os movimentos básicos básicos da capoeira. Segundo ele, os objetivos da formação com essa parte prática podem ser melhor assimilados. “O cumprimento da Lei 10.639/2003 precisa ser garantido em sala de aula e para isso é necessário que o profissional tenha o conhecimento correto da cultura afro-brasileira, promovendo o resgate e a preservação de nossas raízes”, explicou o formador.
A professora Carolayne de Souza Moura disse que foi muito importante fazer a análise da Lei 10.639/2003. “Eu nunca tive um contato tão próximo com a capoeira e os seus instrumentos. O estudo sobre os elementos da cultura afro-brasileira que adquiri aqui, com certeza, quero levar pros meus alunos em sala de aula”, afirmou a docente.
A Capoeira
A Confederação Brasileira de Capoeira é a entidade nacional de administração desportiva. Foi fundada em 23 de outubro de 1992, e é hoje a única a ser reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro. Filia-se à recém-criada Federação Internacional de Capoeira, a FICA.
O grupo Oficina da Capoeira hoje mantém representantes em 15 países, 7 estados do Brasil e mais de 30 cidades no interior do estado de Minas Gerais. Em 2006, formou seu primeiro mestre na Capoeira: Carlos Fernando da Silva (Mestre Gato). Em 2007, Mestre Ray , nos Estados Unidos, fundou a Oficina da Capoeira Foundation, que realiza a cada ano no Brasil o Festival Internacional Oficina da Capoeira no mês de dezembro e visita todos países, estados e cidades, onde existem participantes do grupo.
Em Nova Venécia, o grupo Oficina da Capoeira é representado por Willian Dias Cardoso ( Instrutor Cascão) e Vinicius Rigotte Pimenta (Instrutor Pimenta). As aulas acontecem no segundo piso do Terminal Rodoviário Marcelino De Prá, às terças e quintas, às 19 horas. Mais informações no (27) 99603-3020.
Professor Wilian Dias Cardoso apresentando os fundamentos históricos da capoeira
Momento de prática com conhecimentos sobre os instrumentos
O professor de educação física Alexandre Bettero sendo orientado pelo formador
Professores de educação física da rede durante a formação no turno matutino
Professores de educação física da rede durante a formação no turno vespertino
Ascom | PMNV