A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), na última quarta-feira (21), realizou mais uma etapa da Formação Continuada em Serviço para professores de história e ensino religioso da rede, com a colaboração do professor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) campus Nova Venécia, André Pirola, e do técnico pedagógico da Seme, especialista em história, professor Alcimar Carloni.
Os formadores deram continuação ao estudo das Práticas docentes compartilhadas em História e Ensino Religioso, iniciado no encontro anterior, com ênfase nas novas tecnologias que podem colaborar com alunos e professores.
O podcast foi uma das ferramentas sugeridas, o qual Pirola demonstrou como sua criação pode ser feita dentro de um aplicativo de música muito acessível aos estudantes, como o Spotify. A tecnologia em áudio pode contribuir com a gravação de aulas, as quais podem ser acessadas a qualquer momento pelo aluno num canal criado pelo professor.
O Kahoot, uma plataforma de aprendizado baseada em jogos, também foi apresentada aos professores, que fizeram o papel de aluno durante a formação e experimentaram um pouco dessa tecnologia educacional com testes de múltipla escolha sobre objetos do conhecimento dos componentes curriculares de história e ensino religioso, que podem ser acessados por meio de um navegador da Web ou do aplicativo Kahoot.
O professor André Pirola convidou a também professora Luciana Moura, doutora em comunicação e psicologia, com ampla experiência no campo da produção audiovisual, para trazer sua contribuição a respeito da edição de vídeos, a qual aproveitar as tantas funções de um celular. Segundo Luciana, que já fez diversos trabalhos até para a Rede Gazeta, às vezes, muitos desconhecem essa ferramenta potente que é um smartphone. “Com o celular temos algumas possibilidades gratuitas para que professores e alunos façam vídeos, podcasts, entre tantas outras formas de apresentação de conteúdo, que tornam uma aula mais dinâmica e prazerosa”, disse.
Uma atividade não presencial de um roteiro de vídeo foi sugerida para o próximo encontro, em que os cursistas vão contar com a colaboração de Luciana na produção e edição desse material audiovisual.
Os professores da rede também apresentaram seus trabalhos já realizados com metodologias ativas. Da EMEF Dr. Adalton Santos, a professora Adriana Rodrigues de Souza Schueng confeccionou com os estudantes o Jornal da História, em que abordou a Reforma Protestante. Professor Rogério Piva compartilhou um vídeo produzido por ele, ainda no período da pandemia, em que apresenta seu componente curricular de história, faz uma autobiografia e uma fala geral sobre a ciência História, o professor Antônio Marcos Nunes dos Reis, de ensino religioso, apresentou uma de suas práticas em sala de aula sobre a relação do ensino de história e o de ensino religioso, a professora Claudinea Coelho Martins Bredae, da EMEIEF Cedrolândia, criou um Lapbook, o professor Alcimar Carloni, da equipe Seme, apresentou o conteúdo de jogos didáticos por meio de gamificação com o aplicativo Wordwall.
Professora Claudinea Coelho Martins Breda apresentando sua prática para o formador, André Pirola, e demais cursistas
Os formadores André Pirola e Luciana Moura durante oficinas no turno vespertino
Professores de história e ensino religioso da rede, do turno matutino, com os formadores e o técnico pedagógico da Seme, Alcimar Carloni
Ascom | PMNV