A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, demais secretarias municipais e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência técnica e extensão Rural (Incaper) recebeu, nesta semana, um grupo formado por gestores públicos, agricultores e representantes de associações do Vale do Mucuri, no estado de Minas Gerais.
A ideia foi embarcar em uma jornada de conhecimento no município que se destacou como uma referência em sistemas orgânicos e práticas agroecológicas. O objetivo da visita foi mergulhar na rica experiência local e entender como essas práticas têm transformado a dinâmica rural e a comercialização na região.
Recebidos com entusiasmo pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Nova Venécia, o grupo foi imerso na realidade local por meio da apresentação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Essas estratégias governamentais delineiam as ações para o desenvolvimento sustentável, a preservação do meio ambiente e a promoção da agricultura orgânica.
Durante a apresentação, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer em detalhes como a dinâmica agroecológica é implementada no município, desde as práticas no campo até a comercialização dos produtos. A integração entre os princípios da agroecologia e as diretrizes do PNAE é um dos fatores que contribuíram para o sucesso do modelo de Nova Venécia.
“Estamos imensamente felizes em receber esse grupo tão seleto e poder apresentar como é feito o nosso trabalho em todo o processo, desde a aquisição até a distribuição do PAA é gratificante”, disse a secretária de Assistência Social.
Durante sua fala, a gestora salientou também sobre investimento, o olhar diferenciado para com o programa. “Temos um espaço específico para receber os produtores e os alimentos, temos dois veículos à disposição para atender as demandas e uma equipe de funcionários voltada para suprir tudo que se faz necessário para que esse alimento chegue a casa daqueles que necessitam”, finalizou.
A experiência enriquecedora foi feita a partir da parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do estado mineiro e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) do município veneciano. Essa colaboração estratégica permitiu que os visitantes do Vale do Mucuri pudessem explorar de perto as práticas, técnicas e estratégias que fizeram de Nova Venécia um caso de sucesso no cenário agroecológico e de comércio orgânico.
Na oportunidade os visitantes tiveram a oportunidade de vivenciar de maneira prática as atividades desenvolvidas nas propriedades agroecológicas locais. Visitas guiadas a diversas propriedades permitiram à eles observar de perto as técnicas de manejo sustentável do solo, a diversificação de culturas e a integração entre agricultura e conservação ambiental.
Segundo o coordenador do Incaper de Nova Venécia, a experiência incluiu também a exploração do sistema de comercialização, no qual os produtos orgânicos cultivados em Nova Venécia são colocados à disposição dos consumidores locais por meio de feiras, mercados e iniciativas de venda direta ao consumidor. Essa abordagem fortalece a conexão entre produtores e consumidores, promovendo a valorização dos alimentos orgânicos e estimulando a economia local.
Ascom | PMNV