EMEF São Cristóvão vence edital e recebe 20 mil reais para Feira de Ciências

O professor Juan Pablo Santos, coordenador geral do projeto, ladeado pelos membros da equipe de execução

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), nesta quarta-feira (30), vem a público enaltecer o trabalho realizado pelo professor Juan Pablo Santos da EMEF São Cristóvão, por ter submetido seu projeto “II Mostra Científica Veneciana – Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”  ao edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e se classificado na Abrangência de Feira, que recebe o valor de 20 mil reais para execução das atividades científicas propostas.

A notícia foi muito comemorada pela comunidade escolar. Para o professor Juan, a mostra científica é de suma importância para o processo de ensino-aprendizagem. “Por ser um momento de total protagonismo dos estudantes, a partir do desenvolvimento e produção de projetos, a aprendizagem por meio do método científico. É uma ótima oportunidade para que os alunos consigam pôr em prática os conhecimentos prévios que englobam as ciências e possam estabelecer uma relação das ciências com o contexto em que vivem”, comemorou o docente.

A secretária Municipal de Educação disse que a escola vem conquistando um lugar de destaque nos últimos dois anos. ”Quero enaltecer o trabalho da equipe gestora e pedagógica da EMEF São Cristóvão, que, com muito empenho, têm mostrado, por meio dos resultados alcançados, uma nítida evolução”, parabenizou a dirigente.

O tema adotado para a II Mostra Científica Veneciana envolve Educação, Cultura e Meio Ambiente e está em consonância com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2023, evento sob a responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). A proposta de trabalho aborda a experiência de utilização de Aprendizagem Baseada em Problemas e Aprendizagem Baseada em Projetos no Ensino Fundamental, e sua execução por meio dos componentes curriculares que conversam entre si. 

A II Mostra de Ciências está planejada para receber cerca de 40 projetos de estudantes do ensino fundamental da escola municipal EMEF São Cristóvão, podendo acontecer também em outras escolas municipais de anos iniciais e finais, tendo abrangência para visitação das demais escolas de Ensino Fundamental e Ensino Médio do município.

A diretora da unidade de ensino disse que a Mostra Científica é uma importante intervenção pedagógica. “O incentivo, a participação, o engajamento, a colaboração, o trabalho em equipe motivam o aprendizado e levam ao pensamento científico, promovendo o envolvimento escolar, oportunizando aos estudantes colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula, através da criatividade e ludicidade,  enriquecendo assim o processo de ensino-aprendizagem, tendo o estudante como principal autor desse processo”, ressaltou a gestora.

A II Mostra Científica Veneciana acontece nos dias 17 e 18 de outubro de 2023, e as apresentações são abertas a todas as escolas municipais e estaduais de Nova Venécia. A EMEF São Cristóvão pretende semear a cultura da pesquisa, fortalecendo os vínculos com esse público. A coordenadora do programa de Formação Continuada da Seme e coordenadora de Sistemas e Ferramentas Tecnológicas da Mostra disse que Nova Venécia vem despontando no circuito das Feiras de Ciências no cenário nacional desde o ano passado, quando o professor da EMEF Veneciano também conquistou a premiação. “No momento, além da II Mostra, há outros trabalhos que vão movimentar a educação científica na região norte. Mais dois professores submeteram outros projetos científicos e estamos confiantes em bons resultados”, contou.


Ascom | PMNV