A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), nos dias 12 e 13, recebeu o secretário Municipal de Educação de Laranja da Terra Danilo Gonçalves Dornelas e membros de sua equipe para uma visita técnica com o objetivo de compartilhar práticas exitosas.
O subsecretário Municipal de Educação fez a abertura dos trabalhos apresentando as equipes Seme, já o secretário de Laranja da Terra fez o mesmo com os membros da sua equipe.
No auditório da Seme, pela manhã, as coordenações da Educação Infantil, do Ensino Fundamental Anos Iniciais e a de Anos Finais, da Educação de Jovens e Adultos (Eja), da Educação Especial, da Equipe Multiprofissional e do Programa Busca Ativa, à tarde, acompanhados pela secretária Municipal de Educação, os responsáveis pelo Setor de Inspeção, Comissão de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação (Comaplame), do Proeti e do Programa de Formação dos Profissionais e Trabalhadores da Educação compartilharam seus planos de ação do ano de 2023, destacando as demandas de maior impacto no ensino-aprendizagem.
No fim do dia, os visitantes foram convidados a percorrer as dependências da Seme, a fim de conhecer a logística de trabalho de cada coordenação.
No dia 13, a programação contou com visitas à EMEF Dr. Adalton Santos, com foco nos Anos Finais em Tempo Parcial, unidade de ensino com Sala de Recursos Multifuncionais para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), ao CMEITI Idalina Maria Machado Fiel, com a oferta da Educação Infantil, creche e pré-escola em Tempo Integral e à EMEF Tito dos Santos Neves, com Anos Iniciais em Tempo Parcial, unidade de ensino com Sala de Recursos Multifuncionais para o Atendimento Educacional Especializado (AEE).
A coordenadora da Educação Especial de Laranja da Terra disse que há algum tempo vem acompanhando o trabalho realizado em Nova Venécia, em encontros de secretários e assessores pedagógicos, por meio da União Nacional de Dirigentes Municipais, a Undime-ES. “A partir do momento que vivenciamos as experiências das escolas aqui, tivemos certeza de que, pela quantidade de informações positivas recebidas, a visita vai fazer toda a diferença quando retornarmos ao nosso município”, garantiu a profissional.
Ao visitar a EMEFTI Professora Arlene Geraldo, com Anos Finais em Tempo Integral, os servidores de Laranja da Terra foram recepcionados pela banda marcial da escola e ficaram encantados com a apresentação, além de receber informações sobre as eletivas e clubinhos, parte diversificada do currículo.
O secretário Municipal de Educação de Laranja da Terra disse que Nova Venécia vive um passo à frente quando o assunto é educação. “Conhecemos os espaços escolares e estamos maravilhados com todo o sistema educacional. Parabenizo o prefeito e a secretária pela gestão dos investimentos na educação. Tudo que vimos aqui vai contribuir muito com nosso município”, agradeceu o dirigente municipal.
Ascom | PMNV