A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), a convite e com apoio financeiro da Associação Bem Comum (ABC), da qual é parceira desde 2021, nos dias 19 e 20 de setembro, participou do Seminário Nacional pela Alfabetização “Um presente para o futuro”, um dos maiores eventos brasileiros sobre a alfabetização de crianças na idade certa, em Brasília.
O seminário reúne autoridades, educadores, professores e especialistas para debater e construir uma agenda nacional para a alfabetização e foi organizado com a colaboração de 16 estados brasileiros, entre eles, o Espírito Santo, o qual foi representado pelo coordenador do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo – (Paes). “É um sonho estarmos materializando este grande evento, que é grande porque tem um propósito gigantesco e esse propósito é o que nos move”, declarou o responsável pelo regime de colaboração entre estado e municípios.
Representando Nova Venécia, a secretária Municipal de Educação esteve em Brasília nos dois dias acompanhada pela coordenadora dos Ensino Fundamental Anos Iniciais da Seme, que também é coordenadora Municipal do Paes.
Durante o Seminário Nacional Pela Alfabetização, os presentes participaram de diversas palestras, painéis, mesas-redondas, trocas de experiências e aprendizados com pessoas de diversos estados envolvidos.
Como o Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), lançou o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada para superar os desafios da alfabetização no Brasil, que é uma das causas da fragilidade da educação nacional, um desafio a ser enfrentado por todo o território brasileiro, por isso, 16 estados – com o apoio da Associação Bem Comum (ABC), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Fundação Lemann e Instituto Natura – uniram esforços para promover um evento visando alavancar a pauta da alfabetização de crianças como prioridade na política educacional brasileira. Todos dispostos a mudar o presente, para transformar o futuro da educação!
Um dos nomes mais esperados era do grande educador e pesquisador colombiano Bernardo Toro, convidado especial para a Palestra Magna “Mobilização social para o compromisso de todos pela alfabetização de crianças”, que aconteceu na quarta-feira, 20. Toro defende que o bom professor é aquele que pode garantir que as crianças vão aprender com alegria e solidariedade e pautou sua fala no papel dos educadores na sociedade.
Segundo a secretária, o seminário é uma mobilização social em prol da alfabetização. “Os debates destacam o papel crucial do poder executivo no compromisso com a alfabetização na idade certa, que só pode ser garantido por meio do que hoje ainda são gargalos para educação como material didático, avaliações e formações de professores”, afirmou a gestora.
A secretária disse ainda que avanços na alfabetização levaram o município ao cenário nacional. “Agradecemos o apoio da ABC e a todos do Programa Educar pra Valer. Parabenizamos os diretores, supervisores, sobretudo professores e alunos pelos avanços em leitura e escrita”, finalizou.
A secretária Municipal de Educação esteve em Brasília nos dois dias acompanhada pela coordenadora dos Ensino Fundamental Anos Iniciais da Seme, que também é coordenadora Municipal do Paes.
Programa Educar pra Valer em Nova Venécia
Instituído pela Associação Bem Comum, em parceria com a Fundação Lemann, o Programa Educar pra Valer (EpV) tem como propósito prestar assessoria técnica gratuita aos municípios partícipes para apoiá-los na implementação de boas práticas de gestão, tendo por base as evidências e os bons resultados alcançados no município de Sobral e no Programa Alfabetização na Idade Certa no Ceará. A Associação Bem Comum é formada por experientes profissionais da gestão pública com atuação na rede de escolas municipais de Sobral e na gestão da educação no estado do Ceará. O programa trabalha de forma conjunta com o município tendo por objetivo melhorar o rendimento e desempenho dos alunos ao longo de quatro anos.
As experiências, exemplos e ferramentas de Sobral e do Ceará são compartilhadas por meio das formações oferecidas aos profissionais da educação sem nenhum ônus, para que o processo possa acontecer de maneira formativa, considerando o contexto local, o protagonismo e a liderança do município para buscar melhorias na educação.
É possível conferir na galeria momentos importantes do evento e seus palestrantes:
A secretária Municipal de Educação, acompanhada pela coordenadora dos Ensino Fundamental Anos Iniciais da Seme, que também é coordenadora Municipal do Paes
O Ministro da Educação esteve presente ao primeiro dia de Seminário
Nova Venécia presente ao segundo dia de Seminário
No centro, a ex-secretária Municipal de Sobral, de estado do Ceará e ex-governadora do Ceará, acompanhada dos diretores do Programa Educar pra Valer, da secretária Municipal de Educação de Nova Venécia e da coordenadora dos Ensino Fundamental Anos Iniciais da Seme
Ascom | PMNV