A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), na última terça-feira (19), participou do Seminário Regional de Educação com a temática “Análise de Resultados, Indicadores e Rendimentos, o que vem por aí?”, organizado pela União Nacional de Dirigente Municipais do Espírito Santo – Undime-ES.
Estiveram presentes, representando o município, a assessora Pedagógica da Seme, a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais e a formadora do programa municipal Alfabetização Aqui é pra Valer.
O encontro aconteceu em Linhares e reuniu secretários e assessores pedagógicos do norte e noroeste do estado. Para tratar o tema, foi convidada a palestrante Maria Cristina Lindstron, que falou sobre as avaliações externas e a importância de seus resultados para o município, considerando a nova lei do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e a lei do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS – educacional.
Na prática, quanto melhor os resultados das avaliações externas, como a do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e a do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes), mais recursos para educação o município pode captar.
Para a assessora Pedagógica da Seme, os resultados das avaliações não são os únicos a impactar no cálculo final, em que se estabelece o índice alcançado pelo município. “Além dos resultados das provas, é de extrema importância a presença de 80% dos estudantes realizando as avaliações e o preenchimento do questionário socioeconômico, que, conforme a veracidade das respostas, podem apontar políticas públicas para a diminuição da desigualdade social, pois o objetivo de uma avaliação externa em rede é a equidade”, ressaltou.
A especialista disse ainda que Nova Venécia está muito à frente em relação a outros municípios do estado. “Já fomos convidados em outros momentos a compartilhar as práticas realizadas por Nova Venécia, o conteúdo debatido no Seminário nos faz constatar que estamos no caminho certo”, finalizou.
Ascom | PMNV