A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), na terça e na quarta-feira, 17 e 18, participou de dois momentos com a equipe do programa Educar pra Valer (EpV), um on-line e outro presencial, com diretores e supervisores escolares e membros da Coordenação do Ensino Fundamental Anos Iniciais e da Coordenação da Educação no Campo.
No dia 17, aconteceu o encontro on-line pela manhã, com a equipe Seme dos anos iniciais do ensino fundamental, para compartilhamento de estratégias a serem adotadas antes, durante e após as avaliações externas como o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes). A ação teve participação de Joan Edesson e Jocelaine Rossi, da Lyceum Consultoria.
À tarde, presencialmente, Camila Campos Bezerra Revoredo, também da Lyceum Consultoria, conduziu a agenda de trabalho dividida em dois momentos: primeiro com diretores e supervisores escolares de unidades de ensino do campo e, posteriormente, com os da cidade. O EpV realizou o encontro com o objetivo de sugerir ações que podem gerar impacto nos resultados de aprendizagem nos próximos dias e as escolas devem estar preparadas.
Outro foco do encontro foi a devolutiva do desempenho de cada unidade de ensino da rede em relação aos resultados da terceira avaliação de língua portuguesa e matemática, aplicada de 1º ao 5º ano em 2023, além da diagnóstica, conhecida como a avaliação de entrada.
Na devolutiva, aspectos como o monitoramento do nível de leitura e o percentual de acertos em questões da prova objetiva são comparados às aplicações anteriores, feitas durante o ano.
No dia 18, toda a dinâmica do encontro foi replicada para os membros da Coordenação da Educação do Campo, ou seja, equipe que assessora as escolas multi do campo.
Em todas as turmas da rede, o nível de leitura em relação às outras aplicações teve um aumento expressivo.
A formadora explicou que, com os dados em mão, é feito o mapeamento das habilidades básicas das escolas, destacando quais precisam ser reforçadas, apontando quais turmas mostram maiores avanços e em quais as habilidades ainda não foram consolidadas. “Os dados mostram resultados por questão, por turma e por escola, representando uma importante ferramenta de planejamento do processo ensino-aprendizagem”, disse a especialista.
Ascom | PMNV