A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), a convite da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-ES), durante Fórum Estadual Extraordinário da instituição, apresentou a implementação do projeto Xadrez Pedagógico nas escolas de ensino fundamental em tempo integral da rede municipal de ensino.
O Fórum Estadual Extraordinário da Undime-ES aconteceu nos dias 18 e 19 e tem como objetivo fomentar o debate sobre os desafios contemporâneos da Educação. Na quarta-feira, 18, Nova Venécia estava na programação como palestrante.
A secretária Municipal de Educação participou, por meio de um vídeo, em que destacou as fases de implementação do projeto no município. “O projeto é uma estratégia pedagógica capaz de contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos, melhorando o seu desempenho acadêmico e fortalecendo suas habilidades cognitivas e socioemocionais. É um orgulho para nós poder compartilhar essa ação com todos os municípios do estado”, afirmou a gestora.
Considerada uma experiência exitosa, a inclusão do xadrez como ferramenta pedagógica foi apresentada na mesa de debate pela técnica da Seme responsável pela Educação em Tempo Integral da Seme, Lória Lorenção, e pelo professor da EMEFTI Profª Arlene Geraldo, Rafael dos Santos Cometti. A mesa foi conduzida pelo instrutor internacional de xadrez e membro da Comissão Mundial de Xadrez nas escolas – FIDE -, professor Charles Moura Netto.
Para a técnica da Seme, o projeto Xadrez Pedagógico é uma grande inovação nas escolas em tempo integral. “Com a prática do xadrez é esperado que os estudantes tenham um aumento da atenção, da concentração, do desenvolvimento da criatividade e da maturidade intelectual, uma vez que para jogar é necessário utilizar muitas técnicas e estratégias no decorrer do jogo, contribuindo também para a autoestima do jogador”, concluiu.
O professor Rafael explicou ainda que, inicialmente, a implementação aconteceu na EMEFTI “Bairro Altoé” e na EMEFTI “Professora Arlene Geraldo”, compreendendo a parte diversificada do Currículo, denominada como componente integrador: eletivas e protagonismo/clube. Para isso, os profissionais das escolas passaram por formações, presenciais e on-lines, com o professor Charles Moura Netto.
Segundo o instrutor Charles, as vivenciadas no projeto em Nova Venécia ainda são bem preliminares, já que os estudantes tiveram contato com a atividade recentemente, há pouco mais de um mês, mas que pela sua experiência, a expectativa em relação desenvolvimento das crianças e dos adolescentes é muito boa, como aspectos relacionados ao comportamento e o aumento do desempenho escolar.
Os professores-referência que atuam nas turmas já puderam observar a percepção atitudinais atitudes como respeito ao próximo, mais paciência em esperar para começar o jogo ou na fila para entrar na sala, melhora na disciplina e o cuidado em manusear o próprio material.
Os participantes receberam, ao final do evento, produtos da Chocolates Garoto, importante indústria capixaba.
A técnica Cassia Antoniolli Felisberto é a responsável por coordenar o projeto Xadrez Pedagógico na Seme e fazer a assessoria dele nas escolas em Tempo Integral.
Ascom | PMNV