A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), na última sexta-feira (22), encerrou sua participação nos encontros da 1ª Formação Continuada em Serviço de Formadores Municipais – 2024, ofertadas em parceria com o programa Educar pra Valer (EpV), do Ceará.
O objetivo geral dos quatro encontros foi tratar da Proposta e Pilares da Formação alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e receber orientações para os ciclos de formações locais.
O primeiro encontro aconteceu nos dias 11 e 12 de março, em Vila Velha, no Polo UAB, e teve como foco as turmas de 4º ao 5º ano do ensino fundamental anos iniciais, conduzidas por Cleyton Bento, formador de matemática, e Juliana Mingote, de língua portuguesa, ambos da Consultoria Lyceum.
As formadoras da Seme de língua portuguesa e matemática do ensino fundamental, dos anos iniciais aos finais, receberam orientações sobre gamificação na prática; o papel do formador municipal do Educar pra Valer; programa Educar pra Valer: proposta e estrutura; a importância da progressão das habilidades; exploração do material complementar do programa EpV; rotina de aula de língua portuguesa e matemática; acompanhamento e monitoramento; análise de resultados da avaliação; acompanhamento pedagógico – observações em sala de aula; recursos e ferramentas digitais para o acompanhamento das formações; fundamentação teórica: Sistema de Numeração Decimal (SND); e elaboração do Plano de Ação – Formador Municipal 2024.
Já no segundo momento, nos dias 21 e 22, na EMEF Álvaro de Castro Mattos, em Vitória, os estudos contemplaram o trabalho realizado em língua portuguesa e matemática nas turmas de 1º ao 3º ano pela formadora Fernanda Moura, também da Consultoria Lyceum. Apesar do foco dos estudos mudar devido à faixa etária, alguns subtemas são pertinentes a todos os formadores e outros mais específicos, sendo abordados assuntos como o formador protagonista: conhecer para fazer bem; proposta de formação continuada e em serviço do programa EpV, proposta curricular para os alunos do 1º ao 3º ano em língua portuguesa e matemática, com foco nas habilidades do 1º trimestre; discussão dos objetivos específicos dos dois componentes curriculares estudados; a importância do planejamento para a construção e execução da boa aula; o formador: perfil e atribuições; o compromisso nacional da alfabetização; o material didático de referência; e apresentação e validação das pautas das primeiras formações de professores no município.
Segundo a secretária Municipal de Educação, as duas formadoras da Seme são, a partir da formação, multiplicadoras do conhecimento entre os professores do 1º ao 5º ano. “Assim, toda a nossa rede tem acesso ao que há de mais novo na educação e na legislação brasileira para garantir às nossas crianças seus direitos de aprendizagem. Tudo será compartilhado com muita técnica e o profissionalismo de nossas professoras”, afirmou a gestora.
1º dia de Formação de Formadores Capixabas do 4º e 5º Ano em Matemática
1º dia de Formação de Formadores Capixabas do 4º e 5º Ano em Língua Portuguesa
1º dia de Formação de Formadores Capixabas do 4º e 5º Ano
1ª Formação Continuada em Serviço de Formadores Municipais em Língua Portuguesa e Matemática de 1º ao 3º ano
Ascom | PMNV