A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), ofertou, durante todo o mês de abril, conforme estava previsto no Calendário Escolar, a formação continuada em serviço para os professores da educação infantil e do ensino fundamental, concluindo o segundo ciclo do programa deste ano.
Divididos por etapa de ensino (educação infantil) e por componentes curriculares dos anos finais (ensino religioso, geografia, arte, ciências, história e educação física). Alguns grupos contemplaram também professores de áreas específicas dos anos iniciais como arte, além dos professores-referência do ensino fundamental anos iniciais, que seguem formação própria do programa Educar pra Valer, e os da Educação Especial, os quais os conteúdos já foram publicados neste canal.
A coordenadora do Programa Formação Continuada em Serviço de Profissionais e Trabalhadores da Educação da Seme, esteve presente em todas as ocasiões, sempre acompanhada de algum técnico da Seme e dos formadores, parceiros, como o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) campus Nova Venécia, ou convidados.
Nos momentos iniciais, ganha um espaço essencial a acolhida dos cursistas, sempre pensada para uma maior interação entre os participantes. A coordenadora também informa a todos sobre a importância da lista de presença visando à coleta de dados para fins de certificação.
EDUCAÇÃO INFANTIL
Nos dias 12 e 19 de abril, no Auditório Seme, professores da educação infantil que atuam em turmas do berçário, maternal I e II, 1º e 2º período e arte participaram da formação sobre Recursos e Jogos Didáticos, ministrada pela professora de arte do do CMEITI Idalina Maria Machado Fiel.
A formadora utilizou os recursos pedagógicos recebidos por cada escola da rede, iniciando com uma demonstração do uso da bandinha rítmica, cantando várias músicas com os professores, que participaram ativamente.
Ela também apresentou técnicas para utilizar fantoches de forma eficaz no dia a dia, além de explorar o trabalho com conjunto de blocos de encaixe e suas diversas possibilidades. Houve sorteio de brindes entre os professores, que elogiaram bastante a formação.
ENSINO RELIGIOSO
Na EMEF Dr. Adalton Santos, na quarta-feira, 03, aconteceu a formação voltada para professores de ensino religioso dos anos finais do ensino fundamental, conduzida pelo professor de história da rede, que atua na coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais da Seme.
A coordenadora do Grupo de Formação Continuada em Serviço de Profissionais e Trabalhadores da Educação apresentou aos professores o planejamento e a dinâmica das formações de ensino religioso para o ano de 2024 . Em seguida, o formador contribuiu com uma atividade enriquecedora, utilizando o vídeo “50 Conselhos de um Sábio de 100 Anos”, que gerou várias ideias de como trabalhar algumas metodologias nas aulas deste componente.
O momento mais significativo da formação foi a abordagem da temática “Mulher”. Os participantes foram convidados a refletir sobre dois textos: “A visão bíblica da mulher” e “A exclusão das mulheres na religião”. Essa discussão foi seguida por uma tertúlia e uma análise da música “Camila”, do grupo Nenhum de Nós, relacionando-a com o contexto atual.
Outro destaque da formação foi a elaboração do Plano de Ensino de Ensino Religioso para o ano de 2024, com sugestões de metodologias para cada trimestre e turma do ensino fundamental. A formação foi marcada por intensa troca de experiências e compartilhamento de práticas pedagógicas, fortalecendo o compromisso dos professores com uma educação religiosa, inclusiva e atualizada.
GEOGRAFIA
Na quinta-feira, 18, no Laboratório de Prática de Ensino de Geografia (LAPEG), do Ifes, os professores de geografia do ensino fundamental anos finais da rede municipal de ensino participaram da formação sobre Práticas de Ensino de Cartografia. O evento foi ministrado pelo professor mestre do Instituto.
Durante a manhã e a tarde, o formador abordou metodologias que podem ser trabalhadas para além da sala de aula, como o estudo do meio, aulas de campo e visitas técnicas, relacionando-as à vivência e às práticas dos professores presentes. Ele também discutiu a polêmica em torno do novo mapa-múndi do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), recentemente publicado, o qual traz o Brasil no centro do mundo, e apresentou informações técnicas sobre mapas, alinhadas ao currículo e plano de ensino municipal sobre cartografia.
Na parte prática, os professores construíram uma bússola e rosas dos ventos, visando aprimorar o ensino desse conteúdo com os alunos. Além disso, foram discutidas as relações espaciais e suas características, enriquecendo a formação dos educadores.
ARTE
Na segunda-feira, 22, no Auditório da Seme, os professores de arte que atuam da educação infantil aos anos finais do ensino fundamental na rede municipal participaram da formação “Arte-Educação: Arte para que?”, ministrada por uma renomada arteterapeuta do município.
Durante a manhã e a tarde, a formadora trabalhou uma técnica de apresentação de incentivo à criatividade, utilizando apenas as mãos e papel. Ela apresentou também diversas estratégias de artes visuais, incluindo o uso de fantoches, colagens, leitura de imagem que podem ser utilizadas em sala de aula, além de uma variedade de materiais de uso prático da educação infantil ao ensino fundamental.
O grupo de professores, a formadora e a coordenadora da Seme já deixaram o próximo encontro combinado e até a temática escolhida: ficou confirmada a confecção de fantoches de papel machê, prometendo mais aprendizado e atividades dinâmicas para os cursistas.
CIÊNCIAS
Na terça-feira, 23, no Auditório da Seme, os professores de ciências do ensino fundamental anos finais da rede municipal de ensino participaram da formação “Um diálogo necessário para o saber ciência”, ministrada pelo professor de química da rede estadual, atualmente, na função de diretor escolar na EEEFM Alarico José de Lima.
Nos dois turnos, o formador promoveu a interação entre os participantes, buscando conhecer um pouco de cada um e sua realidade. Em seguida, ele iniciou um debate sobre o currículo e sua aplicabilidade em sala de aula, destacando desafios e necessidades, ressaltou ainda a importância de não avançar excessivamente nos conteúdos, mantendo um equilíbrio com o desenvolvimento das habilidades propostas no currículo.
O professor fez a leitura das habilidades propostas para cada turma do 6º ao 9º ano, pontuando as dificuldades dos professores, especialmente em conteúdos de química e física. Segundo os participantes, o momento foi enriquecedor, proporcionando troca de experiências e aprendizado entre eles.
HISTÓRIA
Na quarta-feira, 24, no Laboratório de Prática de Ensino de Geografia (LAPEG), o professor do Ifes, ministrou para os professores de história do ensino fundamental anos finais da rede municipal de ensino a formação “Um jogo de tabuleiro para o ensino de história”.
O formador apresentou um projeto de jogo construído para facilitar a aprendizagem dos alunos. Ele também trouxe à discussão a Gamificação versus Aprendizagem Baseada em Jogos.
Em seguida, várias possibilidades de jogos para serem utilizados no ensino de história foram trabalhadas. Os professores tiveram a oportunidade de participar dos jogos como Cleópatra, Médici, Kariba, Imhotep, entre outros, e entender um pouco da dinâmica deles.
O momento proporcionou aos cursistas a aquisição de novas perspectivas para enriquecer suas práticas pedagógicas.
EDUCAÇÃO FÍSICA
O último encontro de formação de abril aconteceu na terça-feira, 30, no Auditório da Seme, e reuniu os professores de educação física, que atuam da educação infantil aos anos finais do ensino fundamental na rede municipal, conduzidos pelo professor da EMEFTI Bem Viver da rede municipal de São Gabriel da Palha, durante a formação “Atividades rítmicas e expressivas na Educação Física: do infantil ao fundamental”.
Inicialmente, a coordenadora do Programa Formação Continuada em Serviço de Profissionais e Trabalhadores da Educação da Seme parabenizou os professores que acompanharam as equipes do município nos Jogos Escolares Regionais, para qual foram classificadas para a fase estadual.
Em seguida, o formador iniciou sua fala abordando o que dizem os documentos norteadores da educação física, passando pelo currículo da educação infantil a do ensino fundamental, com ênfase nos campos de experiências e habilidades relacionadas a atividades rítmicas.
Ele também discutiu sobre cultura corporal, destacando o uso da música nessas atividades e trabalhou diversas dinâmicas com músicas como “Tchutchuê”, “Estátua”, “Pai Francisco”, “Fui visitar minha tia em Marrocos”, “Estátua”, “A bruxa que não gosta de ninguém”, “Oiupo iá laea”, “Epo tata uê”, entre outras, atividades que asseguram o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, como prevê a Lei nº11.645,2008.
O formador abordou ainda a ginástica geral e acrobática, com movimentos básicos e posições, além de variações de amarelinha africana e amarelinha de tabuleiro, sempre relacionando com músicas e dinâmicas em grupo, o que também contempla a Lei 10.639/2003, História e Cultura Afro-Brasileira.
Os professores elogiaram muito o dia de estudos e participaram ativamente das propostas de dinâmicas, demonstrando grande interesse e engajamento.
Ascom | PMNV